Quantas vezes devemos insistir até conseguir?

30
Set
2020

Uma boa parte do que significa promover uma campanha resume-se a estabelecer contactos e pedir que nos apoiem. Sim, “pedir” e não “perguntar” pois a necessidade é real. Quando perguntamos a alguém se gostava de nos ajudar, já perdemos parte da força necessária para a convencer. Sejamos realistas: quem não chora, não mama. E num mundo onde tudo e todos choram ao mesmo tempo em busca de algo, o mais certo é estarmos a competir com a nossa voz baixa no meio de uma barulheira tremenda. Se temos medo de incomodar, se não queremos tornar-nos repetitivos, se temos como plano de divulgação lançar a campanha e ficar parados à espera que apareçam pessoas, mais vale arrumar a cana de pesca e voltar para casa.

 

Para conseguir um só apoiante, é seguro pensar que teremos de bater à porta de dez potenciais apoiantes. Outra estimativa é que vamos ouvir sete nãos antes de ouvir um sim. Há que contar com os nãos, estar acostumado a eles, e ainda assim tentar uma e outra vez, pois a próxima pessoa poderá ser o sim que financia a nossa campanha.

Mas isto não significa que devamos insistir com a mesma pessoa até que ela ceda e nos apoie. Existe uma fina linha que devemos atravessar até conseguir que alguém nos apoie pois de ambos os lados caímos no abismo. Um dos extremos é quase não tentar, o que nos transforma em figuras transparente e rapidamente esquecíveis. Falamos uma vez e esperamos dois meses parados à espera que a pessoa venha ter connosco. Não funciona. No outro extremo temos a pessoa que insiste e repete-se e chateia tanto que, justamente por isso, cria rejeição no público e também ela não consegue um único apoiante, talvez até ao contrário, consegue pessoas que secretamente anseiam pelo falhanço da sua campanha também não funciona.

Atravessar a fina linha necessita de capacidade de observação, saber ler a situação, o outro, o momento certo. Exige também sensibilidade para tatear o caminho e perceber por onde seguir e quais barreiras é melhor contornar. Finalmente, é obrigatória uma certa iniciativa e estratégia para alcançar a vitória (o apoio) quando a oportunidade se apresenta e é necessário alcançá-la.