Pedalar pela Rafinha

12
Jun
2019

O Carlos Gaspar é o herói da pedalada que todos os anos percorre o Caminho de Santiago de bicicleta. Como acredita que qualquer um que percorra o Caminho se torna melhor pessoa, desta vez tentou estender a melhoria à Rafinha, através de uma angariação de fundos para financiar um tratamento que traria benefícios significativos à vida desta menina.

A campanha foi um sucesso e contou com o apoio de 146 pessoas para superar o objectivo inicialmente imposto de 3600€. Como muito do crowdfunding se baseia na partilha, abordámos o Carlos para pedir-lhe um curto testemunho. Talvez dessa forma possam outros ciclistas seguir o seu Caminho.

Ao ser questionado sobre que canais de divulgação usou, o Carlos disse que usou e-mail, Facebook, jornais, revistas, rádio, cartazes, pequenos cartões, mas salienta que os que trouxeram melhores resultados foram o e-mail, a rádio e o contacto directo. Diz também que a importância de amigos, família e conhecidos foi fundamental, mas também os colegas de trabalho, pois no seu caso eram cerca de 3500 espalhados por todo o país.

Sobre os principais desafios que encontrou, afirma que foi a renitência por parte de alguns apoiantes ao método de pagamento não ser directamente ao promotor e por isso adiaram até ao final da campanha para apoiarem. Como maior surpresa durante a campanha, o Carlos aponta para a mobilização por parte de muitos formandos de centros de formação e de empresas que contribuíram em muito para o alcance do objectivo. Quanto ao vídeo, o Carlos considerou que é imprescindível pois tornou mais visível a campanha. Já as recompensas, achou que não eram muito importantes pois as pessoas apoiaram independentemente delas.

Agora que terminou, o Carlos pensa que teria sido melhor se tivesse tido mais contacto cara a cara e promovido sessões de divulgação junto de potenciais apoiantes. Muito obrigado Carlos Gaspar, bom Caminho, e até à próxima.