O que distingue uma Campanha de Sucesso? (3/6)
Depois de estudarmos a importância de criar uma história cativante e de definir metas e objetivos claros, confirmámos que é essencial apresentar-nos com elementos visuais atraentes e usá-los para promover eficazmente a nossa causa ou projeto. Hoje damos mais um passo (ou dois) em direção a uma Campanha de Sucesso. Para que tudo corra bem, precisas de:
- Um Momento Inicial Forte: Um começo forte pode impactar significativamente o sucesso da tua campanha. Garante apoiantes antes do lançamento e aproveita o seu apoio para criar momentum e atrair mais apoiantes. Pensa que uma campanha demora a arrancar, por isso se ela na verdade já tiver arrancado antes de ter sido publicada, quando chegar o momento, os apoiantes que convenceste só têm de efetivar o seu apoio.
- Envolvimento da Comunidade: Construir e envolver uma comunidade de apoiantes antes, durante e após a campanha é crucial. Responde prontamente a comentários e mensagens, fornece atualizações regulares e envolve os apoiantes no desenvolvimento do projeto. Este é o grande poder do Crowdfunding e o seu maior tesouro – a ligação que se cria entre apoiantes e promotores é preciosa e não deve ser perdida.
Nestes dois pontos vemos a importância de um sólido planeamento prévio. Para que tudo corra bem, contacta colegas, amigos e familiares, atuais e antigos, e partilha com eles não apenas a tua causa ou projeto, mas também esclarece possíveis dúvidas que possam existir quanto ao funcionamento da plataforma, os meios de pagamento, as recompensas que podem esperar e até o dia do lançamento. Idealmente, quando a campanha for finalmente publicada, estarão já alguns apoiantes prontos a fazer as contribuições que insuflarão as velas e a levarão a bom porto.
Seguem-se três exemplos de campanhas que cumpriram com estes requisitos, mas poderás encontrar mais seguindo esta ligação aqui.