O poder das cartas para potenciar um crowdfunding
Encarar a escrita de cartas como algo do passado é ignorar o potencial e valor desse tipo de estratégia. E quando se trata de uma campanha de crowdfunding, onde é essencial comunicar de forma direta, esta pode ser uma estratégia poderosa e diferenciada, perfeita para potencializar o alcance e a eficácia desta iniciativa. E, num mundo digital saturado, onde a maioria das marcas usa (e abusa) dos e-mails e redes sociais recorrer à escrita de cartas pode ser uma estratégia mais personalizada de se relacionar com a sua audiência, criando um laço emocional único ao transmitindo a mensagem de forma mais pessoal e intimista.
Se ainda não está convencido, seguidamente apresentamos-lhe as principais vantagens de escrever cartas e de as enviar em envelopes personalizados, de modo a obter melhores resultados com o seu crowdfunding.
Optar por um canal mais pessoal e autêntico
Num crowdfunding, as cartas permitem-lhe personalizar a comunicação, associada a uma sensação de exclusividade. Do outro lado, sabe-se que o remetente investiu tempo e esforço para se comunicar de uma forma mais individualizada. Ora, num crowdfunding, esta proximidade pode ser crucial, uma vez que os apoiadores tendem a se envolver mais com a causa e com a história por trás de cada projeto.
Não pode ser ignorada
Ao contrário dos e-mails que podem ser ignorados ou esquecidos rapidamente, uma carta é visível e ocupa espaço! Até ir para o lixo, é vista e revista, o que funciona como um recordatório! Ora, essa lembrança visual funciona muitas vezes como uma forma de manter a campanha de crowdfunding viva na mente do destinatário, reforçando o impacto e a mensagem. Este tipo de conexão é algo que dificilmente vai conseguir através de canais digitais.
Cria uma conexão emocional
Num crowdfunding, deve encarar a carta como uma forma de aprofundar a história atrás do seu projeto, de modo a criar uma conexão emocional e confiança com quem está do outro lado. Por ser menos comum e mais pessoal, este tipo de interação gerar uma maior reciprocidade.
Incentivo à ação
Uma carta pode incluir diversos elementos para comunicar a sua mensagem, inclusive elementos visuais como ilustrações, fotos, etc.
Além disso, as cartas podem conter um call to action claro e direto, de modo a incentivar o leitor a apoiar a campanha de maneira prática e imediata. Falamos de botões de ação, QR codes ou links impressos que direcionam o leitor à página da campanha.
Boas práticas de escrita de cartas para crowdfunding
- Escreva de forma clara e sem erros;
- Conte a sua história de forma empática;
- Use uma narrativa emocional para envolver o leitor com a causa;
- Seja claro quanto ao objetivo da campanha;
- Crie um sentido de comunidade;
- Mostre como o apoio do leitor é valorizado e essencial para conquistar aquela causa;
- Seja pessoal;
- Invista em papel e envelopes de qualidade;
- Apresente tudo num design atraente e cuidado.
Como pode ver, o uso de cartas nas campanhas de crowdfunding podem ser uma forma valiosa de alcançar mais apoiadores para a sua causa, de uma maneira pessoal e mais autêntica. Ao contrário de outros meios mais frios e impessoais, a carta agrega valor emocional, tornando a comunicação mais significativa, o que pode levar o leitor a envolver-se com a sua causa e apoiar o seu projeto.