Equity Crowdfunding: quais as próximas tendências?

11
Set
2020
O que é o “Equity Crowdfunding”?

 

O equity crowdfunding, ou financiamento colaborativo de investimento como é formalmente conhecido em Portugal, permite às startups mais promissoras angariar capital de muitos investidores de forma rápida e conveniente. O mercado mais maduro neste sector é o Reino Unido, com plataformas como a Syndicate Room, a Crowdcube ou a Seedrs (tendo esta última ajudado a financiar várias startups portuguesas).

Os exemplos de sucesso mais conhecidos de empresas que recorreram a este tipo de crowdfunding pertencem ao sector do Fintech (Revolut e Monzo, alguém?) e das cervejarias e destilarias artesanais. A Brewdog angariou cerca de 95 milhões de dólares até à data, graças a dezenas de milhares de investidores! Surpreendente? Na realidade demonstra o poder do crowdfunding, com o qual as empresas vão buscar investidores na sua comunidade de seguidores. Várias dezenas de iniciativas nestes sectores têm aproveitado a onda para angariar financiamento.

 

 

Próximas tendências

 

Este ano, a This, uma startup inglesa que produz substitutos de frango e bacon unicamente com ingredientes vegetais, chamou a atenção dos investidores e da comunicação social ao angariar mais de 4 milhões de libras em menos de 2 dias na Seedrs. Numa altura em que estamos cada vez mais consciencializados sobre os efeitos que o consumo de carne pode ter nas alterações climáticas, são várias as empresas que trazem novos produtos ao mercado, como a Impossible ou a Beyond Meat. Esta última está em bolsa desde o ano passado nos Estados Unidos.

 

 

Outra startup que usa a sua missão de reduzir a pegada ecológica para cativar os seus utilizadores e investidores é a Yayzy. Trata-se de uma app bancária, que mede a pegada carbónica de cada compra que realizamos, ajudando-nos a quantificá-la com mais precisão e a atuar em conformidade para minimizar ou compensar o nosso impacto ambiental. Quando faltam mais de 30 dias para o final da campanha, esta startup já conseguiu angariar mais de 100% do montante que pretendiam.

 

 

Numerosas fontes confirmam que os consumidores favorecem cada vez mais produtos e serviços de empresas com missões ambientais e sociais, tornando-se frequentemente embaixadores das suas marcas preferidas. O crowdfunding permite às empresas capitalizar essa lealdade, e aos consumidores investir nas empresas em que mais acreditam, algo historicamente reservado a investidores profissionais. Será interessante assistir à próxima geração de empresas com um propósito e, porque não, investir nelas!