Banda desenhada desportiva: uma fusão de paixão e narrativa gráfica

06
Ago
2024


Há décadas que a banda desenhada é uma forma de entretenimento e expressão artística, oferecendo histórias que captam a imaginação e as emoções do público. Até mesmo sobre temas que não são óbvios, como o clima.

Entre os vários géneros que a banda desenhada aborda, o desporto ocupa um lugar de destaque, refletindo a paixão, a dedicação e os desafios inerentes à competição atlética.

Este artigo explora a relação entre o mundo do desporto e a banda desenhada, destacando exemplos notáveis de como estas narrativas gráficas captaram a essência de várias modalidades desportivas.

A relação entre a banda desenhada e o desporto

O desporto e a banda desenhada partilham uma ligação especial baseada na emoção, no drama e na perseverança.

Os atletas, tal como os super-heróis, enfrentam desafios físicos e mentais, ultrapassando obstáculos e alcançando feitos extraordinários. Esta semelhança faz das histórias de desporto uma escolha natural para a narrativa gráfica, onde as imagens dinâmicas e os enredos transmitem a intensidade e a paixão do desporto.

A cultura popular fez com que a banda desenhada desportiva se tornasse um meio de inspiração para os jovens leitores, retratando os seus heróis desportivos favoritos em situações fictícias e reais. Do basebol ao futebol, do basquetebol ao poker, as bandas desenhadas desportivas encontraram um nicho os fãs.

Exemplos de banda desenhada desportiva

“Slam Dunk” de Takehiko Inoue

Um dos exemplos mais emblemáticos de banda desenhada desportiva é “Slam Dunk”, criada por Takehiko Inoue.

Publicada pela primeira vez em 1990, esta manga centra-se no basquetebol e segue a história de Hanamichi Sakuragi, um estudante do liceu com um talento natural para o desporto.

A narrativa acompanha a sua evolução, explorando temas como o trabalho de equipa, o sacrifício e o crescimento pessoal.

“Slam Dunk” não só ajudou o basquetebol crescer no Japão, como também inspirou inúmeros jovens a participar no desporto. Recentemente, até ganhou um novo filme que estreará nas salas de cinema portuguesas.

“Captain Tsubasa”, de Yoichi Takahashi

Outra manga desportiva que deixou uma marca foi “Captain Tsubasa”, de Yoichi Takahashi.

Esta manga centrada no futebol conta a história de Tsubasa Ozora (Oliver Tsubasa na versão portuguesa), um jovem prodígio do futebol que sonha em levar a sua equipa à glória.

Publicado pela primeira vez em 1981, “Captain Tsubasa” foi fundamental para a popularização do futebol no Japão, sendo conhecido pelos seus jogos emocionantes e pela descrição pormenorizada das técnicas de futebol.

Em Portugal, a nostalgia da música, “Oliver e Benji, são os magos da bola…”, é bem presente entre a geração que acompanhou a série de TV.


“Joe Bar Team” de Christian Debarre (Bar2)

No domínio dos desportos motorizados, “Joe Bar Team” oferece uma visão humorística e nostálgica das corridas de motos.

Criada por Christian Debarre, conhecido como Bar2, esta banda desenhada francesa estreou em 1990 e centra-se num grupo de motociclistas que frequentam o mesmo bar.

Com um estilo muito peculiar, “Joe Bar Team” capta a camaradagem e o amor pela velocidade, algo que sempre encantou os fãs das duas rodas.

“Poker King” de Makoto Tateno

O poker, um desporto mental que exige estratégia, concentração e habilidade, antes de ter plataformas online dedicadas, também foi explorado no mundo da banda desenhada.

“Poker King”, da autoria de Makoto Tateno, é uma manga que mergulha no intrigante e muitas vezes intenso mundo do poker profissional.

A história segue Kôji Shiraishi, um talentoso jogador conhecido como o “Rei do Poker”, enquanto navega no competitivo circuito de torneios de poker.

“Poker King” capta a tensão e o drama do poker, realçando as capacidades mentais e a psicologia por detrás do desporto, assim como os principais pontos da variante Texas Hold’Em, oferecendo um olhar desafiante sobre a vida de um profissional de poker.

A influência da banda desenhada desportiva

A banda desenhada desportiva não só entretém, como também consegue inspirar e educar. Por meio de histórias convincentes e personagens bem desenvolvidas, estas bandas desenhadas ensinam valores importantes como a perseverança, o trabalho de equipa e a resiliência.

Além disso, a banda desenhada desportiva contribuiu para a popularização de certos desportos em regiões onde não eram tradicionalmente populares. Por exemplo, como referido, “Captain Tsubasa” desempenhou um papel crucial no aumento do interesse pelo futebol no Japão e noutros países asiáticos.

Do mesmo modo, “Slam Dunk” despertou um enorme interesse pelo basquetebol, levando a um aumento da participação e do entusiasmo por este desporto.

Com efeito, a relação entre estes dois mundos é fascinante e não para de evoluir, inspirando novas histórias e celebrando o desporto através da “imersividade” dos quadradinhos da banda desenhada.