A Pictomed criou uma linguagem universal de pictogramas para facilitar a toma dos medicamentos. Queremos ultrapassar barreiras de exclusão social, contribuindo assim para uma sociedade mais informada, independente e consequentemente com mais qualidade de vida.
Ao longo dos anos, o medicamento tem evoluído na sua eficiência e melhoria de qualidade de vida das pessoas. Contudo a informação disponibilizada do medicamento é complexa, extensa e de difícil legibilidade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que 50 % da população mundial não toma corretamente a medicação e, estudos recentes apontam para 49 % dos portugueses têm baixa literacia em saúde. Esta falta de conhecimento prejudica os cuidados que se devem ter com a saúde e compromete todo o trabalho que é realizado na prevenção da doença e na promoção da saúde. Se o utilizador não compreende a informação disponibilizada, não poderá efetuar uma toma consciente, e isto pode ter consequências graves, tais como o abandono da medicação, uso incorreto e sobredosagem. Os mesmos estudos revelam que maioritariamente as populações mais vulneráveis, são as mais afetadas.
Para combater este problema, surge a PICTOMED, com a missão de facilitar o acesso à informação, criando um sistema de linguagem universal visual (pictogramas), que traduzem os principais passos da posologia. Este sistema foi desenvolvido a pensar em pessoas idosas, analfabetas ou com deficiência visual/auditiva, de modo a tornar a informação acessível, clara, inclusiva e consequentemente eficaz. A solução consiste na utilização de dois suportes distintos. O primeiro em formato de autocolantes individualizados, que permitem uma indicação personalizada consoante a pessoa e doença.
Temos como exemplo o horário, a dose e o modo de toma. Estes serão disponibilizados pelo farmacêutico durante o levantamento da medicação e posteriormente poderão ser também lidos sonoramente através da aplicação mobile Pictomed (segunda fase do projeto). Além desta funcionalidade, a app permitirá conter alarmes, histórico clínico, contatos em caso de S.O.S, entre outras.
Sendo uma linguagem universal, o sistema é compreendido por qualquer pessoa, independentemente da sua origem, cultura ou dialecto. Ou seja, é uma solução com grande escalabilidade que poderá ser replicada em qualquer país que apresente o mesmo problema social.
Pretendemos facilitar o acesso à informação, permitindo assim uma toma mais eficaz, autónoma e consciente. Este será o nosso contibuto para um mundo melhor!
Expositor de balcão da Pictomed
Recentemente a Pictomed foi uma das finalistas do BET24, na categoria de Social Entrepreneurship Challenge, onde foi lançado o desafio de iniciar esta campanha de Crowdfunding. Necessitamos do vosso contributo para passar ao próximo passo, apoiem e partilhem a nossa campanha do PPL.
Juntos fazemos mais e melhor! Obrigado.
Para mais informações: www.pictomed.pt | pictomed@gmail.com | (+351) 963 769 769
