Queremos Lavar Entre Todos, criando uma lavandaria comunitária onde todos possam lavar a roupa. Através de um Robin Hood, usamos o dinheiro de lavagens para proporcionar lavagens grátis a quem precisa
Olá a todos, somos o LET e queremos Lavar Entre Todos.
Alguma vez se questionaram do que é viver nas ruas? Quantas vezes estavam a ir para o trabalho e viram uma pessoa a dormir no chão? Pesquisámos. Reunimos com organizações. Conversámos com a comunidade envolvida. E percebemos que lavar a roupa é mais um problema para eles.
COMO RESOLVER ESTE PROBLEMA?
Pretendemos criar uma lavandaria comunitária com o modelo de Robin Hood, isto é, ao utilizarem a nossa lavandaria estão a proporcionar lavagens gratuitas a quem mais precisa.
COMO VAMOS CRIAR INCENTIVOS?
A comunidade portuguesa é solidária e gosta de ajudar quem mais precisa. No entanto, temos que nos diferenciar de forma a sermos o serviço de escolha dos consumidores no que toca à lavagem de roupa. Assim, complementamos a nossa oferta com serviços básicos de costura e de engomar roupas. Seriam as pessoas na condição de sem-abrigo, já em processo de reintegração, que seriam responsáveis pela prestação destes serviços. Como recompensa, dar-lhe-íamos algo simbólico para os ajudar no dia-a-dia, como cartões de refeição. Assim, ao ocuparmos o dia deles, estamos a combater a solidão que muitos sentem quando recebem um quarto para morar. No futuro, queremos também evoluir para um serviço de entregas assegurado por voluntários. As recolhas seriam feitas pela manhã e as entregas à tarde, durante os fim-de-semana.
QUAL O IMPACTO SOCIAL?
Ao integrarmos as pessoas no processo, estamos a criar-lhes um espírito de responsabilidade e compromisso. Além disso, roupas lavadas proporcionam uma maior confiança para arranjar um emprego e maior sucesso na sua procura. Com um pequeno gesto estamos a ajudar a combater o problema da higiene dos seus pertences. Pensando mais alto, ao entrarem no mercado de trabalho, contribuem para o decréscimo da taxa de desemprego. Ao tornarem-se quase ou mesmo independentes, poderemos assistir a uma redução do dinheiro gasto pela Câmara Municipal de Lisboa em alojamento, refeições e planos de ação. Além disto, como as organizações não têm condições para lavar as roupas e simplesmente deitam-nas fora, o LET seria uma solução para combater este desperdício de roupa.
PARA ACABAR
“Os mais fortes têm tempo para ajudar os outros, mesmo quando têm os seus próprios problemas.” E é com esta frase que vos deixamos. Para muitos de nós lavar a roupa não é mais que uma pequena distância do sofá à máquina, mas para outros é uma dificuldade. Temos a oportunidade de ajudá-los, porque não? Junta-te a este movimento!