5 Encores para Beethoven

5 Encores para Beethoven

"5 Encores para Beethoven" assinala os 250 anos do nascimento do compositor, estabelecendo uma ponte com o momento presente e com a música dos nossos dias, com a composição e es...

  • 607

    angariado

    24% de 2 500€

    19 apoiantes

  • 46 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 06/02/2020 e só será financiada se angariar um mínimo de 2 500€ até 06/04/2020 - 18:00

"5 Encores para Beethoven" assinala os 250 anos do nascimento do compositor, estabelecendo uma ponte com o momento presente e com a música dos nossos dias, com a composição e estreia mundial de 5 novas obras de compositores portugueses.

Em 2020, Beethoven faz 250 anos!

As celebrações estendem-se a diversos países, dada a grandiosidade e importância deste compositor na história da música. Como pianista, e como grande admiradora de Beethoven, decidi criar um projecto original para esta ocasião, que estabelecesse uma ponte com o momento presente e com a música dos nossos dias. Achei interessante poder celebrar a música com a criação de nova música, divulgando o trabalho de compositores portugueses da minha geração e, ao mesmo tempo, partilhando a obra do grande Mestre. 

"5 Encores para Beethoven" são 5 novas composições para piano escritas para esta efeméride, pelos compositores Nuno da Rocha, Tiago Cabrita, Luís Soldado, Gonçalo Gato e Tiago Derriça. Cada uma destas obras será interpretada como um "encore" a cada um dos 5 Concertos para Piano e Orquestra de Beethoven, nos concertos que apresentarei ao longo do ano de 2020, em várias cidades. 

Ao participar neste crowdfunding, estará a contribuir para a criação artística nacional e para a divulgação da obra destes cinco compositores. Estará também a ter uma papel activo nesta celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven. O valor angariado destina-se a suportar o valor das 5 composições, da sua edição em partitura pela AvA Musical Editions, e da sua posterior gravação, de forma a ficar disponível no youtube e acessível a todos os que queiram conhecer melhor estas obras. 

Sobre o promotor

Marta Menezes é pianista e tem dedicado vários projectos à divulgação da música Portuguesa, em Portugal e no estrangeiro. Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (Londres, 2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur "Simone Delbert-Février" (2013), Marta conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França. Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo actuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde, nos Estados Unidos e na China. Como solista, apresentou-se com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orchestre Régional de Cannes, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, Camerata MusArt, Camerata Amicis, entre outras, sob a direcção dos maestros Pedro Neves, Nicolas Simon, Nikolay Lalov, Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian, Carlos Silva e Louis Lohraseb. Marta recebeu em 2014 a "Medalha de Prata de Valor e Distinção" pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Em 2015 editou o seu primeiro CD, premiado nos Global Music Award nos EUA.

Marta fez a sua Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do pianista Miguel Henriques. Prosseguiu os seus estudos no Mestrado em Música na mesma instituição, sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, onde concluiu o curso com a classificação máxima. Terminou em 2013 o Master of Performance no Royal College of Music (Londres) na classe do pianista Dmitri Alexeev. Enquanto doutoranda na Universidade de Indiana – Jacobs School of Music, nos Estados Unidos, trabalhou com o pianista Arnaldo Cohen. Encontra-se de momento a terminar o Doutoramento, com um trabalho intitulado “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses”.

www.martamenezes.com

Próximos concertos agendados

8 de Fevereiro – Teatro Virgínia, Torres Novas. Orquestra Metropolitana de Lisboa

9 de Fevereiro – Teatro Thalia, Lisboa. Orquestra Metropolitana de Lisboa

1 de Março – Cine-Teatro Paraíso, Tomar. Orquestra Sinfónia de Thomar

28 Março – Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova. Orquestra Sem Fronteiras

23 de Maio – Cine-Teatro São Pedro, Alcanena. Orquestra Sinfónica Juvenil

Orçamento e Calendarização

O valor angariado destina-se a suportar os custos de: encomenda da partitura, edição, revisão e impressão da partitura, registo audio profissional, recompensas para a campanha (com os respectivos portes de envio) e taxas de crowdfunding.

Calendarização:

Janeiro a Dezembro: performance dos Concertos para Piano e Orquestra de Beethoven, e estreia mundial dos 5 Encores.

Abril: gravação dos Encores nº 1, 2 e 3

Novembro: gravação dos Encores nº 4 e 5

Dezembro de 2020: edição da partitura pela AvA Musical Editions (após ter sido feita a estreia de todos os Encores).

Recompensas

Entregues na conclusão do crowdfunding, excepto no caso da partitura, que será enviada em Dezembro de 2020, após todas as obras terem sido estreadas pela pianista. 

Sex, 21/02/2020 - 15:07

Sex, 07/02/2020 - 12:19

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

06/02/2020

19 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 10
    novos apoiantes

  • 9
    apoiantes recorrentes

  • 6
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade