Quero realizar a primeira ficção cinematográfica em Monchique, um lugar muito especial, com uma população de grande valor, que merecem ser reconhecidos.
Sendo de Monchique e com grande orgulho, sempre quis filmar em Monchique. Após a morte da minha avó, o meu avô foi-se muito abaixo e encontrou-se num momento de auto-reflexão sobre o seu lugar no mundo. Esta drástica e repentina mudança na sua vida fê-lo questionar acerca do sentido e motivação de continuar a viver. Esta história é sensivelmente inspirada nesse momento e chama-se "Desgosto de morrer no Inverno". Categoricamente, trata-se de uma história dramática, com um ligeiro toque de comédia.
Sinopse: Após a morte da sua mulher, o velho Domingos não aceita o facto de que o corpo de Carmen será enterrado numa campa aleatória do cemitério de Monchique. Como última homenagem, Domingos faz de tudo para conceder uma campa digna, mas no
processo, acaba por ignorar a sua própria família e o que realmente importa. Esta sua prioridade evidencia o facto de que este não
consegue superar e aceitar a morte da sua única companheira de vida. É uma história sobre os velhos valores, sobre a tradição e a cultura e, simultaneamente, uma reflexão sobre a mudança.
Prosseguir em frente, significa mudança, significa outros olhares, outros pontos de vista, renovar e inovar, tal como a própria vila de Monchique. Uma pequena vila típica do interior do país, com uma população constituída maioritariamente por idosos e com dificuldade em manter a sua comunidade mais jovem. Tradições e costumes são a alma de um povo, fazem parte da sua genética e são a melhor representação da sua identidade. Cultura mistura-se com a religião na formação de valores e princípios. Todos estes são importantes serem lembrados, mas tal como Domingos deve seguir em frente, também a pequena e envelhecida Monchique deverá renovar-se e pensar no futuro, na adaptação à modernidade.
Encontrei-me com algumas entidades de Monchique, desde da Câmara a Junta e algumas entidades privadas. Todas receberam-me muito bem e com muita vontade em ajudar-me. Desta forma, consegui alguns apoios muito importantes, desde de autorizações para filmar, alimentação, alojamento, transporte e até algum equipamento de filmagens de uma produtora Algarvia, a New Light Pictures. Um dos elementos mais importantes e que falta ainda é mesmo um fundo financeiro para pagar à equipa e aos actores. Daí eu dirigir-me a vós, esperando que seja do vosso interesse fazer parte da primeira ficção a ser filmada neste lugar tão especial.
Com o filme, gostaria de retratar alguns costumes tradicionais, alguns objectos típicos (cadeiras tesoura, bolo tacho, cestos de verga) como se fosse um pequeno postal cinematográfico de Monchique, com uma mensagem súbtil que a vila precisa de adaptar-se aos tempos modernos, atraindo jovens famílias que continuem estas lindas e importantes tradições que fazem da vila um lugar especial e digno de ser visitado.
Esta é mesmo uma das principais motivações que me levam a produzir este filme, ou seja, trazer um projecto cultural deste tipo a Monchique, envolvendo o máximo de pessoas locais possível. Gostaria ainda de fazer uma exibição para todas as pessoas de Monchique quando o filme estiver pronto, promovendo não só o filme, mas mais alguns artistas amigos de Monchique, músicos, escritores, actores, etc. Este projecto pode ser mesmo o primeiro de uma colaboração de artistas de Monchique inspirados na terra para promovê-la e dar-lhe o devido valor.
Uma parte da equipa técnica será local e outros membros de Itália, os actores são quase todos de Monchique ou Algarve, com a excepção do protagonista José Eduardo, actor com mais de 50 anos de experiência em televisão e cinema. Envolverei o grupo coral sénior de Monchique, alguns artistas como a Meire Gomes, a Susy Águas, a Cristina Viana e o Guilherme Lopes.
Ajudem-me a atingir o valor necessário para poder pagar a toda a equipa, produzir este filme e capturar este momento de Monchique numa curta-metragem que circulará por festivais nacionais e internacionais divulgando um pouco mais esta vila do meu coração.
Gonçalo Viana
Estavamos quase lá... mas já basamos com tudo! :D
Olá a todos! Eu sei que já passaram alguns dias desde do final da campanha e eu ainda não disse nada. Mas a verdade é que tive de férias no Hawaii a gastar o dinheiro todo da campanha... Nah, estou a brincar!
Muito muito obrigado a todos pelos contributos, sejam monetários, sejam de apoio e carinho para com o projecto. Muito obrigado àqueles que estão mais perto e ajudaram com tudo o que conseguiram, mas também muito obrigado aos amigos que, apesar de não mantermos um contacto regular, acreditam em mim e demonstram que a amizade não tem preço (ao contrário das inúmeras despesas de fazer um filme :P)
Venho então convidar todos a contactarem-me e se quiserem vir assistir às filmagens, é só combinarmos! Mais uma vez, muito obrigado pelo apoio e podem seguir as actualizações da produção no Instagram @goncalovianafanpage (este perfil vai-se auto-destruir após as filmagens)
Hello everybody! I know it's been a few days since the end of the campaign and I still haven't said anything. But the truth is, I had a vacation in Hawaii spending all my campaign money... Nah, I'm kidding!
Thank you very much to everyone for their contributions, whether monetary or support and affection towards the project. Many thanks to those closest to me who helped with whatever they could, but also many thanks to the friends who, despite not maintaining regular contact, believe in me and demonstrate that friendship is priceless (contrary to the innumerable expenses of making a movie :P)
So I come to invite everyone to contact me and if you would like to come and watch the shootings, we simply organize it! Again, thank you so much for your support and you can follow shootings updates on Instagram @goncalovianafanpage (this profile will self-destruct after filming)
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Gonçalo Viana
Estamos quase lá... (We're almost there...)
Antes de mais, quero agradecer a todos aqueles que acreditam no projeto e confiam em mim. Das contribuições mais "rechonchudas" aquelas mais humildes, todas contam e todas são essenciais. Já alcançamos um número muito alto, estamos quase nos 80%... mas temos de aplicar um último esforço para chegar ao objetivo final de 100% antes do final do mês, porque se não, não recebo nada :( Por isso, venho pedir-vos uma última ajuda: por favor divulguem a campanha pelas redes sociais, pelo passa-palavra, no café, na paragem de autocarro, na poesia de casa-de-banho, onde for. Temos uma semana para angariar 325€, eu acho que dá. Muito obrigado!
First of all, I want to thank all of those who believed in the project and trusted me. From the most "chubby" contributions to the most humble ones, all count and all are essential. We've already reached a very high number, we're almost at 80%... but we have to make one last effort to reach the final target of 100% before the end of the month, because if not, I won't get anything :( That's why I'm here to ask you one last piece of help: please spread the word about the campaign on social media, by word of mouth, at the cafe, at the bus stop, through bathroom poetry, wherever. We have a week to raise €325, and I think we can. Thank you very much!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários