Arquitetura de uma impossibilidade

Arquitetura de uma impossibilidade

Carlos Ruiz Carmona e Joel Brandão lançam uma campanha de angariação de fundos para a conclusão de uma longa-metragem de ficção intitulada "Arquitetura de uma impossibilidade" ...

  • 10245

    angariado

    102% de 10 000€

    82 apoiantes

  • 05/05/2023

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

Carlos Ruiz Carmona e Joel Brandão lançam uma campanha de angariação de fundos para a conclusão de uma longa-metragem de ficção intitulada "Arquitetura de uma impossibilidade" filmada no verão pandémico de 2021 na cidade de Santo Tirso.

Arquitetura de uma impossibilidade é uma longa-metragem de ficção a preto e branco, com a duração de 93 minutos, filmada em Santo Tirso entre Julho e Agosto de 2021. Conta com a participação de Carla Chambel, Ruben Garcia e Pedro Almendra.

Sinopse

Arquitetura de uma impossibilidade conta a história de dois amantes unidos por um amor tão forte quanto proibido, assombrados pela iminente presença dos seus desejos não realizados e a culpa que os segue. A sua relação é fundada numa mentira partilhada, uma culpa que a ambos atormenta, e um desejo implacável que ameaça consumi-los. Casaram-se jovens, sem saber as profundezas do amor ou da paixão, mas quando se conheceram, souberam que tinham encontrado a sua alma gémea. Às personagens Luís e Ana, protagonizados por Carla Chambel e Ruben Garcia, une-os uma paixão que dura há vários anos, sustentada por encontros furtivos, declarações de amor, conflitos e culpa. Arquitetura de uma impossibilidade apresenta uma narrativa poética e lírica das complexidades do desejo, do amor e da dor persistente de viver com as consequências.

O filme que se encontra em fase de finalização, foi rodado no verão de 2021 em Santo Tirso, tendo contado com o apoio do programa Garantir Cultura e do Município de Santo Tirso. O orçamento angariado foi muito limitado permitindo unicamente concluir a rodagem do filme.

Procuramos através desta campanha reunir os recursos financeiros necessários para concluir a edição e mistura de som, pagar direitos de criação da banda sonora, concluir o tratamento de imagem e a masterização final do filme para a sua apresentação ao público. 

 

Nota de intenções do realizador

Arquitetura de uma impossibilidade é uma representação poética da natureza enigmática do desejo, do amor e da dor persistente de viver com as consequências das nossas ações. Conta a história de dois amantes unidos por um amor tão forte quanto proibido, assombrados pela presença iminente dos seus desejos não realizados e pela culpa que segue em seu rastro. O relacionamento é construído sobre uma base de culpa presumida originada da mentira que ambos partilham. É um vínculo criado em segredo e cheio de perigos, onde paixão e dor se entrelaçam num ciclo interminável de sofrimento. O curso do seu amor é incerto, impulsionado pela dissintonia entre a força da sua atração e o peso das suas obrigações.

A estrutura do filme é onírica, alternando fluidamente entre o passado e o presente, borrando a linha entre o que é real e imaginado. As cenas inspiram-se em estórias de amor do cinema clássico a preto e branco. A iluminação, de uma abordagem expressionista, transforma o ambiente num labirinto verídico de emoções, onde cada sombra e reflexo tem a sua própria narrativa. As complexidades do relacionamento dos personagens estão profundamente entrelaçadas com as complexidades do desejo e do amor.

O filme explora poeticamente como o desejo pode desenredar o tecido das nossas vidas, como nos pode compelir a agir contra o nosso melhor julgamento, lenvando-nos a lugares inesperados. Aprofunda a conexão inextricável entre amor e dor, como os dois estão inexoravelmente ligados, tecidos num tapete de emoções que é tão bonito quanto trágico. Os amantes veêm-se presos numa teia de culpa, impulsionados pelo fascínio do seu amor e pela dor das consequências que devem suportar. Estão num estado constante de desejo, incapazes de escapar à angústia da sua situação, mesmo enquanto lutam para encontrar uma saída. A sua viagem é uma lembrança emocionante da fragilidade da condição humana, de como as emoções mais bonitas podem ser fonte tanto de salvação como de destruição. 

 

Sobre o promotor

Carlos Ruiz Carmona  |  Realizador

Carlos Ruiz, realizador formado em Londres, tem produzindo e dirigindo várias curtas e longas-metragens de ficção e documentário. Recebeu diversos prémios como realizador e produtor. Em 1999, realizou a sua primeira longa-metragem de ficção, To anyone who can hear me, apresentado nos festivais de cinema de Taormina, Edimburgo, Madrid, Siena, Croácia, e Figueira da Foz, tendo ganho dois prémios principais: o Grande Prémio para a Melhor Longa-metragem de Ficção e o Prémio do Júri Internacional de Jornalistas;  Em 2001, Carlos Ruiz produziu Shadows, filme selecionado para o Festival Internacional de Roterdão em Janeiro de 2002. Shadows teve a sua estreia no Columbia Tri-Star Preview Theatre em Londres, em 2001. Em 2004 Carlos Ruiz terminou a sua segunda longa-metragem Retrato, apresentada nos festivais internacionais de documentários de Taiwan, Ancara, Roma, Madrid, Cádis, Helsínquia, DocLisboa e Tui-PlayDoc. Retrato ganhou o prémio Cidade de Madrid para a Melhor Longa-Metragem Espanhola no Festival Internacional de Documentários de Madrid. O seu último trabalho, CRU, teve a sua estreia internacional no Festival Internacional do Documentários - Dok Leipzig en Alemanha em 2017. l. Arquitetura de uma impossibilidade representa a sua segunda longa-metragem de fição.

 

 

Joel Brandão  |  Produtor

Joel Brandão é um produtor e realizador que trabalha desde 2012 na indústria cinematográfica e de audiovisual. Produziu uma série de projetos audiovisuais e filmes de ficção e documentário, bem como vídeos comerciais e institucionais para marcas como a UBER, Flama, Bosch e Vulcano, entre outras. Entre 2012 e 2016 trabalhou para várias agências como realizador, produtor e editor, desenvolvendo uma variedade de conteúdos audiovisuais e comerciais. Em 2015 começou a produzir os seus primeiros projetos de ficção e documental. Em 2016 realizou e produziu o filme “Margem”, projeto selecionado para diversos festivais nacionais e internacionais, onde recebeu a distinção de semi-finalista no festival de cinema em Los Angeles. Em 2022 produziu o documentário rodado na cidade de Macao “You are what you see”, que se encontra em distribuição para diversos festivais de cinema.Desde que iniciou a sua atividade como produtor, alguns dos seus projetos foram selecionados para importantes festivais de Cinema, desde Roma (RICF), Los Angeles (LACF), Richmond, USA (RIFF), Prémios Sophia, Portugal, Lisbon Estoril Film Festival (LEFEST), Porto Post-doc, entre outros.

 

 

 

Orçamento e Calendarização

O presente projeto cinematográfico está planeado e agendado para ser concluído em quatro meses de pós-produção e finalização. Para cumprir este objetivo, precisamos arrecadar um mínimo de 10.000 euros para cobrir as despesas indispensáveis da pós-produção, listadas abaixo.

A finalização da obra será dividida em quatro áreas principais: desenho, edição e mistura de som; criação da banda sonora; tratamento de imagem e efeitos visuais; e masterização.

Síntese do cronograma de finalização do projeto:

  • Desenho, edição e mistura de som: 8 semanas de trabalho
  • Criação da banda sonora: 4 semanas de trabalho
  • Tratamento de imagem e efeitos visuais: 4 semanas de trabalho
  • Masterização: produção dos créditos iniciais e finais, legendas em diferentes idiomas, criação da linha gráfica coerente do filme e criação do master final para exibição em diferentes plataformas. 4 semanas de trabalho

1- Desenho, edição e mistura de som - 8 semanas                                                                        
A primeira área implica a edição e mistura dos diálogos dos atores, a produção e mistura de foleys e efeitos sonoros, bem como a criação e mistura de diversos ambientes sonoros e diversas melodias musicais, essenciais para contar a estória das personagens. Por último, esta área de trabalho implica também a produção do master final de som e a mistura final de todas as faixas de sons editadas/equalizadas ao longo de todo o processo.

2- Banda sonora - 4 semanas                                                                                                       
Para a segunda área de trabalho, precisamos de apoio financeiro para a criação de uma banda sonora que evoque os diferentes estados emocionais da narrativa. Estimamos um mês de trabalho para concluir este objetivo. A banda sonora contribui  de forma essencial para a construção da narrativa e descrição psicológica e emocional das personagens. 

3- Tratamento de imagem - 4 semanas                                                                                                                 
A terceira área envolve a graduação da imagem e a aplicação de efeitos visuais para aproximar a estética do filme aos clássicos a preto e branco dos anos 30 e 40. O processo de trabalho  implica ajustar e regular a luz no enquadramento graduando os tons de cinza, preto e branco em cada uma das imagens que constituem a narrativa. É um trabalho especializado e delicado que requer um tratamento cuidado de cada imagem, de forma a apurar cada um dos elementos estéticos que a constituem. Estimamos quatro semanas para a sua conclusão.

4- Masterização - 4 semanas                                                                                                                             
Por último a masterização, envolve a produção de diversos conteúdos para a criação do master final do filme e dos materiais necessários para a promoção e divulgação do filme, organizados nas seguintes fases:

  •  produção dos créditos iniciais e finais, produção das legendas e dos diálogos do filme, em diferentes idiomas, para apresentação deste no mercado internacional dos festivais de cinema.
  • aplicação de efeitos e filtros de motion graphics para finalizar a estética de global da imagem pretendida para o filme. Implica ajustar a composição em cada plano, corrigir os movimentos de câmara, estabilizar a imagem quando for necessário, entre outros. 
  • a masterização tem como objetivo a criação do master final para a exibição e difusão do filme em festivais, salas de cinema e diferentes plataformas. Este processo implica a junção do master final de imagem e do master final som para a produção de diferentes masters em diversos formatos. 
  • produção de um trailer e de um teaser, assim como a criação de uma linha gráfica coerente para a promoção e divulgação do filme nos festivais de cinema e no mercado nacional e internacional  de cinema.

Estimamos 4 semanas de trabalho para concluir esta etapa. É importante lembrar que esses prazos são apenas estimativas e podem ser ajustados durante o processo criativo, dependendo das necessidades específicas de cada etapa.

 

 

 

 

  • Apoia com
    5€ ou mais

    E-mail de agradecimento

    Irás receber um e-mail de agradecimento personalizado por parte da equipa de produção.

    26 apoiantes

  • Apoia com
    15€ ou mais

    Agradecimento nos créditos do filme

    O teu nome irá aparecer nos créditos do filme.

    37 apoiantes

  • Apoia com
    50€ ou mais

    Acesso a Making off + Póster autografado

    1. O teu nome irá aparecer nos créditos do filme. 2. Terás ainda acesso exclusivo a imagens de making of e produção do filme. 3. Será enviado um Póster do filme autografado pelo realizador, produtor e atores do filme (formato A2).

    Envio por correio/transportadora ou entrega em mão
    Portes incluídos (para Portugal)

    12 apoiantes

  • Apoia com
    150€ ou mais

    Acesso exclusivo ao filme para veres em tua casa

    1. O teu nome irá aparecer nos créditos do filme com um agradecimento especial. 2. Terás acesso exclusivo a imagens de making of e produção do filme. 3. Será enviado um Póster do filme autografado pelo realizador, produtor e atores do filme (formato A2). 4. Terás acesso exclusivo ao filme para veres em tua casa (formato online)

    Envio por correio/transportadora ou entrega em mão
    Portes incluídos (para Portugal)

    4 apoiantes

    Limitado a 40 unidades. 36 restantes

  • Apoia com
    300€ ou mais

    Convite para a estreia do filme

    1. O teu nome irá aparecer nos créditos do filme com um crédito individualizado pelo apoio à produção do filme. 2. Terás acesso exclusivo a imagens de making of e produção do filme. 3. Será enviado um Póster do filme autografado pelo realizador, produtor e atores do filme (formato A2). 4. Terás acesso exclusivo ao filme para veres em tua casa (formato online) 5. Será enviado um convite para a antestreia do filme onde poderá conhecer e interagir com elementos da equipa técnica e atores.

    Envio por correio/transportadora
    Portes incluídos (para Portugal)

    7 apoiantes

    Limitado a 25 unidades. 18 restantes

Sex, 19/04/2024 - 10:22

Ter, 09/05/2023 - 18:29

Pagamento concluído

Os fundos angariados foram transferidos para o promotor

05/05/2023

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Sex, 05/05/2023 - 17:42

Atingimos o objetivo definido !

Boa tarde caros apoiantes! Conseguimos!! Obrigado a todos pelo vosso contributo, juntos conseguimos atingir o grande objetivo. O cinema português agradece. Um grande obrig...

Ler mais

Qui, 04/05/2023 - 10:46

100% alcançado

CONSEGUIMOS! A campanha alcançou a totalidade do objectivo mas pode continuar a angariar fundos

Qui, 27/04/2023 - 11:33

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Sex, 17/03/2023 - 12:56

Já ultrapassamos os 2.000€

Bom dia caros apoiantes! Bem hajam por acreditarem no nosso projeto! Nestes primeiros 10 dias de campanha conseguimos ultrapassar os 2.000€ graças ao vosso apoio. Vamos con...

Ler mais

Sex, 10/03/2023 - 23:30

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Qui, 09/03/2023 - 09:49

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

08/03/2023

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Carlos Ruiz Carmona

    Atingimos o objetivo definido !

    Boa tarde caros apoiantes! Conseguimos!!
    Obrigado a todos pelo vosso contributo, juntos conseguimos atingir o grande objetivo.
    O cinema português agradece.

    Um grande obrigado da equipa.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Carlos Ruiz Carmona

    Já ultrapassamos os 2.000€

    Bom dia caros apoiantes!

    Bem hajam por acreditarem no nosso projeto!
    Nestes primeiros 10 dias de campanha conseguimos ultrapassar os 2.000€ graças ao vosso apoio.
    Vamos continuar a trabalhar para divulgar esta projeto a chegar ao objetivo final, 10.000€
    Cada donativo conta!

    Um obrigado da equipa.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

82 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 66
    novos apoiantes

  • 16
    apoiantes recorrentes

  • 19
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade