Este projeto, consiste em desenvolver ações de voluntariado baseadas na prática da Terapia Ocupacional. Temos como ambição dar a conhecer esta área e contribuir para melhorar as necessidades da população, em contextos desfavorecidos.
A Terapia Ocupacional é uma área da saúde destinada à capacitação, reabilitação e promoção da saúde e bem-estar de pessoas que apresentem comprometimento do desempenho ocupacional. Visa reforçar ou possibilitar a participação de forma autónoma e independente de uma pessoa individual, grupos ou populações, através da utilização terapêutica de ocupações do quotidiano. A intervenção da Terapia Ocupacional baseia-se no conhecimento da relação entre a pessoa, o ambiente e a ocupação. Com este objetivo atua, em parceria com pessoas e organizações, para otimizar a atividade e participação, tal como definido pela Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Em Cabo Verde, segundo o plano nacional de promoção de saúde de 2018-2020, não existe formação e promoção da Terapia Ocupacional, sendo referenciadas apenas as áreas de saúde da Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Fisioterapia e Enfermagem .
- MISSÃO
O projeto tem como missão encaminhar estudantes, docentes e profissionais de Terapia Ocupacional para países desfavorecidos, com o objetivo de desenvolver ações de voluntariado.
Para o sucesso da missão é essencial a colaboração de uma terapeuta ocupacional, ou outro profissional de saúde, do país onde irá ser implementada a ação de voluntariado. Este contacto no terreno, facilita a aproximação com a comunidade, facilita a identificação das necessidades da população e assegura a continuidade das ações desenvolvidas pelos voluntários, aquando da sua presença no país, durante o mês de agosto.
O objetivo é dar continuidade a este projeto nos próximos anos levando estudantes e docentes de Terapia Ocupacional para outros países. Por fim, pretende-se também colocar ao dispor da comunidade, cuidados de saúde comunitária de forma gratuita em prol da promoção da saúde, participação social, justiça ocupacional e equidade.
O projeto apresenta diversos objetivos focados na comunidade, onde se destaca a prestação de cuidados de saúde, o envolvimento da comunidade em atividades de grupo e promoção da literacia em saúde.
- PÚBLICO-ALVO
Este projeto, no ano de 2022, destina-se à população de Cabo Verde com maior incidência na região de Mindelo.
O foco principal é a faixa etária de crianças e jovens, com idades compreendidas entre 0 e 18 anos, com dificuldades no desempenho ocupacional e/ou patologias associadas, como por exemplo, perturbação do espetro de autismo, défice de atenção, hiperatividade, paralisia cerebral, entre outras, sendo estas as mais identificadas pela terapeuta local. Contudo, caso seja necessário e possível, não descartamos a possibilidade de abranger outro tipo de faixas etárias.
- PLANO DE AÇÃO
Identificado o público-alvo pela terapeuta local, o objetivo é perceber a realidade do local onde se pretende intervir, das pessoas e comunidades, assim como das necessidades ao nível da Terapia Ocupacional, principalmente, materiais terapêuticos e produtos de apoio. Por outro lado, com o apoio da terapeuta local teremos uma lista de pessoas sinalizadas pela mesma, que beneficiarão de Terapia Ocupacional.
Para que este projeto se torne possível, visto que é dispendioso, é preciso parcerias tanto a nível financeiro como na recolha de materiais e equipamentos para levar, deste modo, é necessário contactar pessoas, instituições, empresas e organizações. Planeia-se também organizar diversas ações com o objetivo de angariar fundos.
No local, objetiva-se promover a literacia em saúde e a Terapia Ocupacional, consciencializando a população acerca da importância desta profissão. Pretende-se também apoiar as crianças sinalizadas pela terapeuta e intervir, através da realização de atividades que promovam o desempenho ocupacional.
Pedimos a vossa colaboração neste projeto, que está a ser criado totalmente de raiz, para que assim, estudantes e docentes, consigam levar esta vertente da saúde, que tanta falta faz nos países em desenvolvimento. Nós não estamos parados à espera que as coisas apareçam feitas, e para isso precisamos da vossa ajuda para promover a Terapia Ocupacional e fazer a diferença. Podem acompanhar tudo no nosso Instagram.
