Conservar a Águia-imperial-ibérica
Giving Tuesday 2020

Conservar a Águia-imperial-ibérica

Um bater de asas de cada vez, no caminho da conservação da águia-imperial-ibérica.

  • 18

    angariado

    1% de 5 000€

    2 apoiantes

  • 28/01/2020

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

Um bater de asas de cada vez, no caminho da conservação da águia-imperial-ibérica.

Exclusiva de Portugal e Espanha, a águia-imperial-ibérica é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo. Mas ter uma espécie rara não é motivo de orgulho. Neste momento, se nada fosse feito para mitigar as ameaças de que é alvo, esta espécie Criticamente em Perigo estaria certamente extinta no nosso país.

É por isso que desde 2013 a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) se dedica ativamente à recuperação da águia-imperial-ibérica no território nacional, com especial foco no Alentejo, onde hoje ocorrem 13 dos 17 casais reprodutores que se conhecem em Portugal.

A conservação desta espécie, de grande importância para o equilíbrio dos nossos ecossistemas, depende da continuidade do trabalho que ali se desenvolve em prol desta ave de rapina e de outras espécies ameaçadas que com ela partilham os mesmos habitats, desde a estepe cerealífera de Castro Verde ao matagal mediterrânico das serras de Moura e do Vale do Guadiana.

Porque não devemos abandonar caminhos que nos levam a bons resultados, urge dar continuidade a este esforço, mantendo as ações de recuperação do habitat, de promoção das suas presas naturais e uma ativa vigilância e combate às causas de mortalidade com origem humana, sejam elas intencionais ou acidentais.

Porque acreditamos que o global começa no local e que o poder coletivo tem origem nos gestos individuais, a LPN apela a que apoie esta causa pela conservação do nosso património natural, contribuindo para o esforço de recuperação da águia-imperial-ibérica.

Venha conhecer de perto o nosso trabalho com a águia-imperial-ibérica, visite-nos no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde.

Faça um donativo para a LPN ou contacte-nos para geral@lpn.pt | 217780097.

Sobre o promotor

Fundada em 1948 pelo Professor Carlos Manuel Baeta Neves, a Liga para a Protecção da Natureza é a mais antiga associação de defesa do ambiente em Portugal.

Com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos, ao longo destes 70 anos tem vindo a contribuir para a conservação da Natureza e para a defesa do Ambiente numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de via às gerações presentes e vindouras.Torne-se nosso associado, junte-se a esta causa.

Qui, 28/03/2024 - 19:24

Qua, 29/01/2020 - 15:31

Pagamento concluído

Os fundos angariados foram transferidos para o promotor

28/01/2020

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

29/11/2019

2 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 0
    novos apoiantes

  • 2
    apoiantes recorrentes

  • 1
    apoiante anónimo

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Anónimo

    03/12/2019 - 09:43

  • Ana Martins

    29/11/2019 - 19:12

    Conheço o vosso trabalho pois já me acolheram como voluntária! Votos de muito sucesso!