"Como um só", vamos apoiar os jovens músicos de Perosinho
PPL Causas

"Como um só", vamos apoiar os jovens músicos de Perosinho

Os alunos do Curso Secundário de Música vão ter de desistir da música se não fizermos nada. A Escola de Música de Perosinho não obteve financiamento do Estado e vai ser obrigada...

Os alunos do Curso Secundário de Música vão ter de desistir da música se não fizermos nada. A Escola de Música de Perosinho não obteve financiamento do Estado e vai ser obrigada a fechar o Curso secundário, o que poderá levar a médio prazo ao desaparecimento do Coro PerVocalis e da Orquestra PerAnima.

As escolas do ensino artístico especializado atravessam uma grave crise financeira porque as verbas dos contratos que as ligam ao Estado não são revistas há mais de uma década. Ou seja, todas as escolas que oferecem cursos de Música em regime articulado (sendo este legalmente totalmente gratuito para os alunos) recebem subsídios que já não cobrem as despesas inerentes ao bom funcionamento pedagógico e logístico e todos os anos, as escolas têm de reinventar formas de se autosubsidiar, não podendo cobrar mensalidades aos encarregados de educação. Além disso, quando se trata de cursos em regime supletivo, a situação é ainda pior, pois as regras do concurso de patrocínio tornaram-se incompreensíveis e incomportáveis, deixando muitas escolas sem apoio financeiro do estado para os cursos secundários nesse regime. Assim aconteceu na Escola de Música de Perosinho, em Vila Nova de Gaia.

Concerto na Casa da Música

Não esqueçamos a importância do ensino artístico que tem, sem dúvida, um papel essencial na promoção da criatividade, do pensamento crítico e do desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, estas escolas localizam-se muitas vezes em territórios onde constituem a única oferta educativa e cultural especializada, pelo que se tornam essencias ao enriquecimento curricular dos jovens. No caso da "nossa" escola, além de todas estas características que nos fizeram escolher o ensino artístico para os nossos filhos a partir do 2º ciclo, existe uma riqueza adicional além do rigor educativo e do profissionalismo das equipas pedagógicas : o amor. O amor pela música, antes de mais, claro, que une os 400 alunos da escola, que os torna solidários e amigos uns dos outros, mesmo que não tenham mais nada em comum ; e, acima de tudo, o amor pela escola e pelos seus. Os professores e os funcionários, primeiro, incansáveis quando se trata de vestir a camisola da escola. Uma união incrível em redor deste projeto educativo que leva docentes e não-docentes a estarem sempre presentes para todos e qualquer projeto, sem contar as horas e sem pedir nada em troca. Uma equipa que prova que com pouco se pode fazer muito, quando trabalhamos lado a lado, em conjunto. E, para terminar, o amor que os alunos têm pela escola e pelos que lá trabalham. A escola de música de Perosinho não é uma escola qualquer. É uma família. É um lugar onde todos são conhecidos pelo primeiro nome, cada um dos 400 alunos é reconhecido, sempre bem recebido e tratado com carinho. Um carinho e um amor quase palpável em todos os eventos e concertos que a escola organiza. Juro, um dia têm de ir ver um para sentir...

Dos mais velhos aos mais novos. Como um só.

Mas vamos ao que interessa aqui : o porquê de precisarmos de angariar dinheiro. Pois, como disse no início, as verbas para o articulado não chegam e as verbas para o supletivo foram recusadas à escola. Assim, se não pudermos encontrar outra fonte de financiamento, a escola terá de fechar o curso secundário no próximo ano letivo e deixar 15 alunos sem rumo, e por isso, nós, pais e encarregados de educação desses estudantes decidimos unir-nos para tentar reverter essa situação. Lutamos para a divulgação deste sério problema e também promovemos atividades locais de angariação de fundos para ajudar a escola a poder manter o ensino secundário e permitir aos nossos filhos a finalização do curso de Música. Com este crowdfunding, queremos chegar mais longe e conseguir a vossa ajuda! Queremos evitar a todo o custo o encerramento do curso secundário de música porque este ditará, a médio prazo o fim da escola, e não o podemos suportar. De facto, fechar o secundário equivale, a médio prazo, a meter um ponto final às orquestras e coros que tão bem representam a escola em todos os eventos públicos e oficiais e, sem essa projeção exterior nem possibilidade de oferecer um curso completo de música a quem eventualmente quer seguir essa área no ensino superior, os novos alunos acabarão por escassear.

Nós queremos manter a música viva! Queremos que os nossos filhos possam continuar a amar a música e a crescerem na liberdade que ela lhes traz! Sabemos que juntos somos mais fortes e que nada nos poderá parar. Porque na escola de música de Perosinho somos "como um só". Juntem-se à nossa causa!

Sobre o promotor

Somos pais e encarregados de educação de estudantes do Curso secundário de Música em regime supletivo da Escola de Música de Perosinho. Reunimo-nos numa comissão informal porque queremos lutar pela escola, não queremos desistir nem do futuro musical académico dos nossos filhos, nem da escola que tanta felicidade proporcionou às nossas famílias nos últimos anos. Sabemos que a alegria, a boa disposição e a força dos nossos filhos, todos eles a atravessarem o periodo difícil da adolescência, se devem, em grande parte, ao que eles vivem nesta escola, e à amizade que os liga e os prende à EMP. 

Somos pais, mães, avós, disponíveis para dar o nosso melhor, nas áreas em que temos mais habilidades, para garantir à comunidade gaiense que esta escola ainda poderá acolher muitas crianças no futuro e fazê-las felizes, como são os nossos filhos.

Podem conhecer os estudantes ao clicarem aqui : https://youtube.com/shorts/Dkp2BJ4dN9g?feature=shared

Concerto na Casa da Música

Orçamento e Calendarização

Com 15000€, a escola conseguiria suportar os custos inerentes ao ensino secundário supletivo no próximo ano letivo, para os estudantes que já estão no Curso atualmente. Esta quantia não será suficiente para garantir a abertura de um novo curso no próximo ano mas permitirá, pelo menos, assegurar o próximo grau para quem já iniciou o percurso.

Assim, idealmente, precisaríamos de 30000€ para termos a certeza que os estudantes de 10º ano possam terminar o 12º ano, mas não sabemos se a nossa causa atrairá tanta generosidade. Vamos jogar pelo seguro e pedir o necessário para um ano letivo. Se o valor for ultrapassado, o destino será sempre o mesmo : permitir a permanência dos estudantes atuais e, se podermos sonhar, assegurar que no próximo ano se possa abrir mais um Curso secundário.

A campanha terá de terminar a 1 de setembro de 2025, pois será o início do ano letivo e  a escola terá de saber se pode, ou não, suportar os seus custos. Ao longo do processo, iremos informar a escola do valor angariado e, no final, ser-lhe-á transferido o valor total, sob a forma de donativo da comissão de pais.

 

Seg, 31/03/2025 - 20:49

Sáb, 15/03/2025 - 10:11

Juntos somos mais fortes!

Estamos gratos pelo apoio recebido até hoje! Obrigado pelo vosso apoio à música! 🤩

Ler mais

Sex, 14/03/2025 - 10:00

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Ter, 11/03/2025 - 21:24

Obrigado !

Obrigada aos nossos 10 primeiros apoiantes! Graças a vocês, acreditamos que vale a pena sonhar. Juntos, somos Como um só!

Ler mais

Ter, 11/03/2025 - 08:04

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

10/03/2025

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

56 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 50
    novos apoiantes

  • 6
    apoiantes recorrentes

  • 17
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade