Marhaba é um projeto de inovação social para pessoas em situação de refugiado e requerentes de asilo que procuram uma verdadeira inclusão na comunidade Lisboeta.
O Marhaba (“bem-vindo” em árabe) é um projeto sociocultural que teve início há dois anos e que já serviu centenas de refeições com o seu serviço de catering e a sua produção de eventos temáticos. Se trata de um projeto de empreendedorismo social com a missão de incluir pessoas em situação de refugiados e requerentes de asilo de uma maneira eficaz, sustentável e duradoura através da capacitação e do emprego.
Abrimos a porta a culturas longínquas que trazem rituais, cerimónias e momentos de união na comunidade. Confecionamos comida saborosa e nutritiva, elaborada com técnicas artesanais e tradicionais a partir de ingredientes naturais, com um reduzido impacto ambiental.
E agora tudo isto está a chegar mais perto de si! Vamos abrir o primeiro local em Lisboa com um menu Eritreia/Etiópia, além de outros do Médio-Oriente, e ingredientes sazonais e saudáveis. Um local eco no Mercado de Benfica onde nos preocupamos com a nossa pegada carbónica, implementando uma estratégia inovadora de circuito curto, que cria um impacto positivo na comunidade.
A sua participação nesta campanha facilitará as obras do local e assim a sua inauguração. Desta forma podemos arrancar com um negócio que proporciona empregos estáveis a migrantes e refugiados.
Os nossos princípios são:
I. Inovação Social
Garantimos os direitos humanos, a igualdade de oportunidades e uma intervenção precoce para fomentar a integração plena a longo prazo. Asseguramos envolvimento cívico e coesão social para evitar isolamento e facilitar o processo de autonomia.
II. Educação
Oferecemos capacitação profissional nas áreas de culinária, restauração e turismo, e formação linguística em inglês e português. Partilhamos o nosso conhecimento culinário, artesanal e ecológico na comunidade.
III. Cultura
Estabelecemos um diálogo intercultural, procurando afinidade entre as várias culturas e a cultura anfitriã. Desenvolvemos experiências com atividades artísticas que permitem mergulhar na história e na tradição.
IV. Sustentabilidade
Promovemos o consumo de bens alimentares mais responsável, com base em produtos mais saudáveis e com um custo de produção e logístico inferior em termos económicos e ambientais.