Duas missões: levar mantimentos, e trazer para Portugal 28 ucranianos, incluindo crianças, já identificados. Colaboramos com o Alto Comissário para as Migrações, que tratará de toda a documentação legal dos refugiados ucranianos.
Esta missão começa com 5 amigos (Andé Dias, Bruno Martins, Joel Antunes, José Dias e Renato Costa) que sentiram que deveriam levantar-se e fazer algo por algo maior do que eles, e ajudar os Ucrânianos.
Dessa forma, associamo-nos à UPE - Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, uma ONG local, em Vila Verde, e começamos a procurar formas de os ajudar. Rapidamente percebemos que a melhor ajuda que podíamos dar era levar bens necessários e solicitados, como medicamentos e alimentos, à Ucrânia para aqueles que compreensívelmente e legitimamente querem lutar pelo seu país e pelas suas coisas, e claro, trazer o ucranianos para Portugal e ajudá-los da forma que pudermos.
Começamos a bater a algumas portas e a unir algumas entidades locais e nacionais (públicos e privados) para nos ajudar a fazer e lutar por algo que acreditamos estar certo. Acreditamos nos Direitos Humanos para um Mundo mais justo e inclusivo para todos.
Depois da UPE, conseguimos o apoio do Município de Vila Verde, que nos está a ajudar com o alojamento para aqueles que vão trazer, e a apoiar nos seus assuntos diários como educação para os seus filhos, emprego, aulas de português, etc. O Alto Comissariado Português para as Migrações tratará de toda a documentação legal para a Peopléia ucraniana pode vir completamente legal sem nada com que se preocupar. SOS Braga está a recolher alguns fornecimentos que ajudarão a trazer para a Ucrânia.
Estamos a falar não só de pessoas, mas de refugiados de guerra. Pessoas que até há um mês atrás pensavam que tinham tudo, uma casa, uma família, um emprego, e agora...eles só querem ter a sua família a salvo.
A nós juntar-se-ão 3 pessoas da UPE que virão também como tradutores e ajudarão no processo de confiança com estes refugiados de guerra que, se não comunicarmos com eles de forma eficiente, eles não confiarão em nós, legitimamente.
No total, seremos 8 pessoas de Braga, Portugal, que partirão no dia 20 de Março para a fronteira ucraniana, fazendo quase 8.000km para ambos os lados em 4 carrinhas. Iremos 2 pessoas por carrinha para a Ucrânia cheias de mantimentos necessários e traremos para Portugal 28 ucranianos, incluindo crianças, já identificados.
Acreditamos que chegaremos à fronteira ucraniana no dia 23 de Março e no dia 24 regressaremos a Portugal com estas incríveis pessoas que fogem para lutar por um futuro melhor para as suas famílias.
O montante de 20000 euros que pedimos é para suportar os custos de viagem, como gás, portagens, alimentos e alguma emergência de viagem que possa acontecer no caminho.
Os donativos serão entregues diretamente, para o NIB da UPE - Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, pois acreditamos ser a forma mais transparente e honesta de vos pedir a vossa ajuda.