“Lethes em Bruto - Memorial Dançante” é um Festival de Site Specific totalmente gratuito e aberto à comunidade que terá a sua primeira edição nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2021, em Viana do Castelo, Portugal.
“Lethes em Bruto - Memorial Dançante” é um Festival de Site Specific totalmente gratuito e aberto à comunidade que terá a sua primeira edição nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2021, em Viana do Castelo, Portugal. É um projeto apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo sido vencedor do concurso Viana Jovens Com Talento 2020.
Lethes surge da urgência em dinamismo e movimento partilhado por duas artistas vianenses, que se juntam numa união de esforços e criatividade, na busca de potencializar Viana do Castelo. Um festival feito por vianenes, para Viana e todos que por lá passem.
A questão inicial que se colocou foi de que forma unir o potencial de uma cidade com história à prática da dança, e outras artes performativas, à qual a resposta se tornou evidente: performances em formato de site specific.
Assim, e sucintamente, o objetivo deste festival é utilizar diferentes locais da cidade, inspirando-se na sua história e características específicas, dando-lhes vida através dos corpos e, no fundo, da arte.
Este festival tem como momento principal esta parte performativa, em que o público será conduzido, através do trajeto diurno «Entre Marés e Rio» e o trajeto noturno «Ana Enamorada». Estas performances contam com um elenco de 12 jovens artistas vianenses.
Engloba, também, uma parte formativa, através de workshops:
- Dança, Teatro e site specific – dos 6 aos 10 anos por Carolina Sendim e Inês Fernandes
- Dança contemporânea e site specific – dos 11 aos 14 por Victor Gomes
- Dança contemporânea e site specific – a partir dos 15 anos por Victor Gomes
- Dança e site specific para famílias – Juliana Fernandes e Mariana Pombal
Deseja-se ainda criar momentos de partilha e convivência com os artistas, através de conversas informais, e ainda uma exposição de fotografia com registos da residência artística que se realizará entre 23 de Agosto e 7 de Setembro.
Apesar do Festival contar já com algum apoio monetário, temos o desejo de alcançar a excelência e poder aceder a uma maior qualidade de materiais, e ainda contribuir como merecido com honorários da nossa equipa maravilhosa, que está a trabalhar para que tudo se torne possível desde Setembro de 2020.
Sobre o promotor
Ambas licenciadas em dança pela Escola Superior de Dança e artistas emergentes na sua cidade natal, Mariana e Juliana, de 26 e 25 anos de idade, juntam-se na produção e direção do Festival Lethes em Bruto.
Juliana Fernandes termina a sua formação pelo Performact em 2020, e tem desenvolvido o seu trabalho na área da criação destacando as seguintes peças: "à direita de onde nasce o sol, em frente",«When the bells don’t chime”, "Ever yours, faded love". Co-criou ainda, com Victor Gomes o dueto «Na ausência de Ternura, em tour. Tem ainda desenvolvido trabalho na área do ensino, quer de dança clássica, contemporânea ou criativa a crianças e jovens entre Viana do Castelo e Torres Vedras, tendo ainda workshop de «Improvisação em contexto cénico». Deu aulas de research e improvisação no ano letivo 2021/22 no curso Intensivo de Dança Contemporânea Performact, onde cria a peça "Sonata for vacuum and H. strings" para os alunos.
Mariana termina a formação como professora registada da Royal Academy of Dance (Londres) – Certificate in Ballet Teaching Studies, em 2018. Desde 2015 até ao momento atual, exerce o papel de professora de ballet clássico e de dança contemporânea. Como criadora, destaca a peça “ANYWAY...ACIDS!”, em 2015, apresentados no Auditório da Escola Superior de Dança. Em 2018, estreia a peça “A Pequena Caixinha” no Auditório da ACEP e, em 2019, é apresentada no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Desde 2018 até ao momento atual, tem trabalhado como assistente coreógráfica com a Companhia de Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. Desenvolveu o seu trabalho como intérprete e co-criadora no projeto e performance Zoodificação, apresentado no Festival de Artes Performativas Guimarães Noc Noc, em Outubro de 2018. Mais recentemente, em Março de 2021, participou como bailarina e atriz na peça do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, “O Palhaço Verde”.
A equipa do Lethes em Bruto conta ainda com:
- área da comunicação e imagem, desenvolvida pelo artista transmedia Gil Monteverde e a designer Inês Costa
- coreógrafos e artistas convidados, contando com o bailarino e criador Victor Gomes, e as artistas vianenses Carolina Sendim (bailarina) e Inês Fernandes (atriz)
- responsável por imagem e som – Wallace Wong
- elenco de bailarinos (jovens vianenses) Andreia Alpuim, Catarina Marques, Cristiana Neto,Inês Moutinho, Juliana Torres, Mar, Marta Cardoso, Maria Carmo, Miguel Soares, Luísa Gonçalves
- apoio e acompanhamento musical dos músicos e alunos da ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho
Orçamento e Calendarização
O Festival Lethes em Bruto inicia o seu percurso com uma residência artística entre os dias 23 de agosto e 7 de Setembro. Chegamos às ruas vianenses nos dias 9,10 e 11 de Setembro com uma programação variada.
O dinheiro angariado neste crowdfunding será direcionado para:
- honorários da equipa de comunicação e design 30%
- apoio para impressão e material necessário à construção da exposição fotográfica 25%
- aluguer de material de luz e som 20%
- apoio logístico da equipa (transporte e per diem) 20%
- figurinos e adereços 5%
Galeria de Imagens