Missão: reduzir o insucesso recorrendo à aplicação Google Classroom, que permitirá a disponibilização de ferramentas de estudo mais eficientes e interativas. Se acreditam na relevância do nosso projeto, apoiem e façam Login connosco!
São Tomé e Príncipe é um país insular com uma população maioritariamente jovem (43% com idade inferior a 14 anos) e com uma elevada taxa de abandono escolar. Este fenómeno ocorre devido ao difícil acesso às instituições académicas e pela fraca qualidade das infraestruturas escolares. O insucesso escolar é também provocado, em parte, pela fraca formação de professores. Algo que é para nós tão simples, como recorrer a um manual para estudar a matéria para um teste, constitui uma adversidade para os santomenses. Por isso, o nosso projeto procura combater a intensidade deste problema através de meios que envolvam os alunos e os professores, gerando assim, uma melhor dinamização educativa, e de técnicas que estabeleçam inovações tanto nos conteúdos escolares como na forma como estes são lecionados.
Assim, surge o nosso projeto, Login São Tomé, com a missão de reduzir o insucesso escolar através da dinamização do ensino por via digital, recorrendo a uma aplicação da google (Google Classroom), que nos permitirá disponibilizar ferramentas de estudo mais eficientes e interativas para os alunos santomenses.
Neste contexto, o nosso projeto terá como público-alvo, uma turma do 10ºano da escola secundária de Neves, colaborando com os professores da mesma. Incidirá sobre três grandes planos de ação:
- A formação TIC: uma formação com o intuito de promover a literacia tecnológica nos alunos.
- A formação de professores: uma formação com vista à criação de conteúdos programáticos e adoção de técnicas de ensino mais inovadoras e inclusivas.
- Por fim, o Clube de Cidadania e Inclusão Digital (CID): que constitui um ponto de encontro entre alunos e professores promovendo desta forma, a integração no contexto escolar. Este clube impulsionará a criação de atividades lúdico-pedagógicas nas temáticas de tecnologia, cidadania e cultura, assim como, a criação de conteúdos programáticos de auxílio ao estudo.
Lançamos assim o convite. Se acreditam na importância da educação façam “LOGIN” connosco!!!
Sobre o promotor
A equipa “Login São Tomé” é constituída por quatro “changemakers”, que têm em comum uma máxima: a de que a educação é a força motriz necessária ao desenvolvimento humano. Mas quem são, na realidade, estas pessoas?
- A Carolina Ferrão é estudante universitária de Economia e, desde cedo, sempre manifestou um particular interesse em atividades de apoio escolar, dando explicações de matemática a alunos de ensino secundário.
- O Gabriel Oliveira é estudante universitário de Comércio e Negócios Internacionais, e traz consigo uma enorme bagagem de experiências, desde participações em projetos para a inclusão social a ações de voluntariado comunitário.
- O Miguel Oliveira é estudante universitário de Literaturas e Culturas Modernas e tem uma enorme versatilidade linguística, dominando de forma exímia a língua portuguesa e a língua inglesa. Para além do referido, detém conhecimentos na área de Ciências tendo, inclusive, iniciado uma licenciatura em enfermagem.
- A Rita Penelas é estudante universitária de Gestão. Ao longo do seu crescimento, já teve a oportunidade de participar em projetos de cariz social, como a “Ahead Bairros”, em que foi mentora de crianças do 1º e 2º ciclos de um bairro social, e a “AIESEC in Nova”, desenvolvendo competências de liderança.
Equipa Login São Tomé
Orçamento e Calendarização
Planificação da ação em terreno:
- Semana 1 (4 a 11 de Julho) - Reconhecimento de terreno e divulgação do projeto junto da comunidade;
- Semana 2 (11 a 18 de Julho) - Recrutamento e início da formação TIC de alunos e professores;
- Semana 3 (18 a 25 de Julho) - Arranque do espaço CID;
- Semana 4 (25 de Julho a 1 de Agosto) - Workshops criativos (escrita e fotografia), com divulgação na plataforma digital;
- Semana 5 (1 a 8 de Agosto) - Responsabilização dos professores quanto à manutenção da plataforma;
- Semana 6 (8 a 14 de Agosto) - Estabelecimento de uma parceria/acordo entre a Secundária e o Centro de Informática, de modo a promover a continuidade do projeto; conclusão do projeto com um concurso de talentos e realização de vídeos de apresentação de cada um dos alunos impactados; avaliação de impacto
De modo a garantir a sustentabilidade do projeto, serão necessários os seguintes materiais:
- Máquina fotográfica para a realização de workshops criativos com os alunos - Valor: 380 euros
- Material de escrita para os formadores - 32 euros;
- Impressões: certificados de participação a atribuir aos formandos no final da formação - 25 euros
- Cartão de memória: 20 euros.
Galeria de Imagens