Esta será a primeira prova de bilhar feminino a nível europeu realizada em Portugal, mais concretamente, em Guimarães. Sendo Guimarães cidade europeia do desporto 2013...
Esta será a primeira prova de bilhar feminino a nível europeu realizada em Portugal, mais concretamente, em Guimarães. Sendo Guimarães cidade europeia do desporto 2013, este evento será incluído na sua agenda desportiva e contará com o apoio da Câmara na cedência do espaço para o evento, a INATEL.
Pela primeira vez conseguimos que uma prova de pool feminino fosse homologada pela EPBF (European Pocket Billiard Federation).
O evento "Women's 8 Ball Open" pontua para o ranking europeu feminino e contará com a participação das melhores atletas da Europa. Teremos atletas em representação de vários países, cuja participação já está confirmada: Noruega, Suécia, Suíça, Espanha, Eslovénia, Itália e Espanha.
Esta será uma oportunidade única para as jogadoras portuguesas que nunca tiveram a oportunidade de participar num evento desta dimensão.
Na variante de bola 8, 64 jogadoras vão competir em mesas de pool 9 pés, num formato de duplo ko até às 16 atletas, que depois jogam em ko direto até ao final. A prova está marcada para os dias 23 e 24 de Março de 2013, com início às 9h00 do dia 23 de Março.
Sobre o promotor
Sara Rocha, atual campeã nacional por equipas e individual, vencedora da Taça de Portugal por equipas e atual campeã do mundo da VNEA em Las Vegas, na categoria "intermediate". Com muitos outros títulos já arrecadados neste últimos seis anos de praticante da modalidade de bilhar, Sara Rocha tenta fazer tudo para melhorar o bilhar feminino, como eventos, torneios, incentivar novas jogadoras a aderir à modalidade e cooperar com várias entidades do setor. Este evento é o resultado de todo o seu esforço e dedicação e por isso mesmo quer dar as melhores condições às atletas que vêm de fora e conseguir um grande número de participação de atletas portuguesas.
Visitem o site www.sararocha.com
A inscrição na prova tem de ser feita através deste site.
Bilharmania, entidade que organiza provas de bilhar, nos mais variados formatos competitivos, tendo já alcance a nível nacional. Entre vários tipos de ligas e campeonatos, a Bilharmania conta já com mais de 100 equipas em competição vindas dos vários pontos do país, marcando assim uma posição sólida nesta modalidade. Além da organização de provas com a duração de uma época, organiza também torneios e eventos de grande dimensão. Exemplo disso foi por exemplo o 100% feminino realizado no Grand Plaza no Porto. A sua capacidade organizativa cresceu muito nestes últimos anos, tendo já adquirido todo o material necessário, inclusive câmaras para livestream, para uma excelente organização de torneios.
A Bilharmania tomará conta da organização do torneio em todos os aspetos relevantes: livestream, ligações internet, disposição das mesas de bilhar, luzes, horários dos jogos, atualização dos resultados, quadro de jogo e todos os demais aspetos necessários à boa organização da prova.
Visitem o site www.bilharmania.com
Eurobilhar, empresa sediada em Santo Tirso com muito prestígio no fabrico de Bilhares desde 1992. Tem uma larga experiência no fabrico de todo o tipo de bilhares. Aliando a Tradição Portuguesa de trabalhar a madeira, com tecnologias de ponta, a EuroBilhar tem os melhores produtos utilizando matérias primas de alta qualidade que asseguram um acabamento sóbrio, o que torna os seus artigos únicos.
A Eurobilhar irá dispensar as mesas de bilhar, neste caso, mesas de pool 9 pés para o torneio e todos os seus acessórios.
Visitem o site www.eurobilhar.pt
EPBF ou European Pocket Billiard Federation foi fundada em Novembro de 1978 e surgiu da necessidade de ser criada uma instituição que reunisse todas as federações desportivas da europa. A EPBF tem neste momentos 34 países membros e representa cerca de 800.000 desportistas e atletas. A EPBF é uma federação para todos os jogadores da Europa e é um dos membro da WPA - World Pool-Billiard Association. De salientar que esta organização apoia o reconhecimento do bilhar como uma modalidade olímpica.
A EPBF enviará dois elementos fundamentais para o evento, um árbitro e um representante EPBF, com o objetivo de acompanharem e auxiliarem a prova. Esta instituição homologa esta prova e integra-a no ranking europeu feminino.
Visitem o site www.epbf.com