Você é um dependente digital? A “Câmara de Eco” interroga-nos sobre a realidade que nos rodeia. É ela que servimos ou é de nós que ela se serve?
"Estas coisas que por aqui se vão vendo só acontecem no mundo digital que fica longe e é um sítio perfeitamente delimitado no espaço. Assim, estas questões circunscrevem-se a esse território e dizem respeito apenas aos nativos desse sítio. Qualquer semelhança com a realidade que detetem é mera coincidência… Você é um dependente digital?" Esta é a sinopse da nova peça para adultos da Zunzum chamada “Câmara de Eco” escrita a partir de uma tese de doutoramento sobre os efeitos da algoritmia de personalização na Web. Interrogamos a realidade que nos rodeia. É ela que servimos ou é de nós que ela se serve?
A temática de uma tese de doutoramento intitulada "Emotions and Recommender Systems: A Social Network Approach" chamou-nos a atenção. Vivemos cada vez menos livres e mais em bolhas sociais e de partilha de gostos. Quisemos então desafiar-nos e partilhar esta mensagem usando as artes de palco. Procurámos um dramaturgo com experiência profissional no âmbito da comunicação e demos de nariz na genialidade de Fernando Giestas. De seguida procurámos a mestria irreverente do Fraga para a conceção e encenação. Volvidos dois meses e após um sem número de iterações entre o autor da tese e o Giestas, eis que chegou o momento da leitura da primeira versão do texto burilado. O Fraga achou que estávamos todos loucos. Barafustou, riu e ficou intrigado. E nunca mais parou de cogitar sobre a forma de levar aquele texto frenético e hilariante a palco. Seguiram-se mais três versões do Giestas, e outras tantas trabalhadas pelo Fraga. Paralelamentea este processo, iniciámos o primeiro casting de atores realizado pela Zunzum – obrigado a todos que connosco quiseram trabalhar! Dos quinze selecionados para a sessão de casting, o Fraga escolheu o seu elenco de sete atores e atrizes. Seguiram-se meses de intenso trabalho de ensaio, de produção e de projeções financeiras. E eis-nos aqui chegados. O resultado de todo este trabalho está em vias de ser estreado. Já temos datas: Teatro Viriato, a 29 e 30 de dezembro, em Viseu; Estaleiro Teatral, a 9 e 10 de janeiro, 2016, em Aveiro; Teatro Acert, a 16 de janeiro, de 2016, em Tondela.
Levantar um empreendimento destes é desafiante e gratificante, nomeadamente pelo emprego gerado, mas também, e por tudo isto, oneroso. E depois da habitual ginástica financeira nestas andanças culturais, e dos imponderáveis custos adicionais relativos a cenografia, multimédia e meios de apoio à produção, concluímos que necessitaríamos de partilhar este aperto de coração com a nossa audiência e amigos. Decidimos por isso lançar a nossa primeira campanha de crowdfunding. Vem connosco a palco ajudando-nos a concretizar com sucesso o “Câmara de Eco”.
Zunzum
Recompensas Crowdf: Bilhetes para a ACERT Tondela (Sáb, 16 jan)
Querido(as) amigo(a),
Vimos convidar a assistir à peça de teatro "Câmara de Eco" que apoiaste através da campanha de crowdfunding promovida pela ZUNZUM ASSOCIAÇÃO.
A peça realiza-se na ACERT Tondela, este sábado 16 de janeiro pelas 21:45.
Para mais informação sobre a peça vê aqui: http://zunzum-ac.pt/teatro/teatro-em-cena/camara-de-eco/
No âmbito das recompensas entregues pela tua participação na campanha de crowdfunding e caso não tenhas ainda usufruído de bilhetes (sobre a tua recompensa ver coluna do lado direito da pág. em: http://ppl.com.pt/pt/prj/camara-de-eco), faz o teu pedido de reserva aqui na ACERT (http://www.acert.pt/programacao/registo.php?id=887), ou reclama-o dizendo o teu nome na bilheteira da ACERT no dia do espetáculo (pode ser mais seguro reservar).
Caso não tenhas oportunidade de ver a Câmara de Eco desta vez, pfv segue a agenda na nossa página da peça e contacta-nos sempre que o desejes (info@zunzum-ac.pt).
E sempre que possas, a ZUNZUM agradece o passa a palavra para que nos visitem no teatro, na rua, onde haja zunido!
AtéZum!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Zunzum
Recompensas do Crwodf: Bilhetes para a ACERT Tondela (Sáb, 16 ja
Querido(as) amigo(a),
Vimos convidar a assistir à peça de teatro "Câmara de Eco" que apoiou na campanha de crowdfunding promovida pela ZUNZUM ASOCIAÇÃO
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Zunzum
Doadores: Bem-haja, bem beirão e aquiliniano, da equipa Zunzum!
Querido amigo(a), estás a receber esta mensagem porque foste um doador do crowdfunding Câmara de Eco, pelo que contribuíste para tornares possível este empreendimento cultural.
É pouco fácil movermo-nos da rotina habitual, de agirmos para entregar dinheiro, de fazermos procedermos por outros, mesmo se acreditamos que dada ação deva ser feita. Não é fácil darmo-nos ao trabalho de fazer uma doação que primeiro nos obriga a vários passos, desde a leitura do motivo até o concretizarmos no multibanco ou online no homebanking. Tu fizeste-o e todos os Zuns te estão imensamente gratos. Sim, contribuíste para a cultura, mas em particular, apoiaste um grupo de 10 pessoas a levar por diante um projeto teatral.
Foste agente para a concretização de trabalho no domínio das artes para pelo menos um ano. Sim, a peça ainda tem de se vender umas 20 vezes para ficar paga e a Zunzum ainda tem de encontrar mais apoios para “folgar as costas” e melhorar elementos da produção da peça, mas para já contigo vencemos uma etapa.
Sim, não temos palavras para te agradecer. A campanha terminou e as ante estreia e estreia da peça foram realizadas com sucesso e de seguida segue-se o espetáculo no Teatro Acerte em Tondela no sábado 16 janeiro. Os dois espetáculos de Aveiro tiveram de ser reagendados (ainda sem data fechada) por motivos alheios à Zunzum. O resto virá depois, com o trabalho de todos. Também contamos com a tua ajuda se tiveres como fazê-lo (http://zunzum-ac.pt/teatro/teatro-em-cena/camara-de-eco/).
Pois sim, se tiveres contactos de agentes culturais em instituições, teatros, universidades, escolas, de quem queira receber/ comprar o Câmara de Eco, agradecemos a ponte entre nós e eles (info@zunzum-ac.pt). Toda a ajuda pequena é enorme para a dimensão da Zunzum!
O objetivo estabelecido para a campanha de crowdfunding foi alcançado. Podes seguir o resto da aventura da peça Câmara de Eco num teatro perto de ti (esperamos ver-te lá), no site da Zunzum (link anterior) ou na nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/zunzum/).
Uma vez mais, um enorme bem-haja, bem beirão e aquiliniano, da equipa Zunzum!
Vemo-nos no teatro com o sorriso dos Zuns e para partilharmos contigo um AbraZum!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários