Fruta Feia

Fruta Feia

O projecto Fruta Feia tem como objectivo principal canalizar essa parte da produção fruto-hortícola até aquele consumidor que não julga a qualidade pela aparência...

  • 5363

    angariado

    119% de 4 500€

    176 apoiantes

  • 23/12/2013

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

O projecto Fruta Feia tem como objectivo principal canalizar essa parte da produção fruto-hortícola até aquele consumidor que não julga a qualidade pela aparência...

Numa sociedade em que cada vez há mais pobreza e mesmo alguma fome, temos a situação irónica e triste de mais de 30% da fruta produzida em Portugal ser desperdiçada pois, apesar de ser saborosa e de qualidade, não tem o aspecto perfeito em termos de cor, formato e calibre que a grande distribuição procura e que os consumidores escolhem. 

O projecto Fruta Feia tem como objectivo principal canalizar essa parte da produção fruto-hortícola até aquele consumidor que não julga a qualidade pela aparência. Este projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando uma marca e um movimento que consigam alterar padrões de consumo e criar um mercado para a chamada “fruta feia”. Um mercado que gere valor e combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (água, terrenos cultiváveis e energia).

Para tal, constituímos uma Cooperativa de Consumo de âmbito nacional, que arrancou com o seu projecto-piloto no Bairro dos Anjos (Lisboa) e cujas delegações se irão replicando posteriormente pelo país.  Associadas à Cooperativa de Consumo Fruta Feia CRL, serão desenvolvidas várias visitas às explorações dos agricultores parceiros do projecto, bem como acções de sensibilização sobre a problemática do desperdício alimentar, que em Portugal ascende já a 1 milhão de toneladas por ano.

Foi com grande entusiasmo que a Fruta Feia foi galardoada como um dos três vencedores do concurso Ideias de Origem Portuguesa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, tanto pelo reconhecimento do projecto, como pela atribuição dum prémio no valor de 15 mil euros. Este valor permitiu o arranque da cooperativa no passado dia 18/Novembro com uma delegação no Bairro dos Anjos. Contudo, o nosso objectivo é replicar este modelo de consumo noutros bairros de Lisboa e noutras regiões do país, estendendo a Fruta Feia aos vários agricultores e consumidores interessados, o que se revela um desafio inalcançável com os limitados recursos de que dispomos. O grande objectivo desta campanha de crowdfunding é assim angariar parte do funcionamento necessário à expansão da Fruta Feia CRL, nomeadamente para o desenvolvimento de uma página web que sirva de ferramenta para a replicação a nível nacional e para a contratação de um trabalhador.

Ajudem-nos a combater o desperdício alimentar

Não julguem a qualidade pela aparência

Gente bonita come fruta feia!

Sobre o promotor

Motivada pela necessidade de inverter a actual tendência de normalização de frutas e legumes e combater o desperdício alimentar que daí advém, Isabel Soares decidiu montar uma equipa capaz de desenvolver o que hoje é o projecto Fruta Feia.

Actualmente somos uma equipa multidisciplinar composta no seu núcleo central mais participativo por três engenheiros – Isabel Soares, Inês Ribeiro e Francisco Gonçalves – e para as matérias externas à Engenharia por mais três pessoas especializadas e comprometidas com essas tarefas – Sara Santos (designer), Ana Carvalho (jurista) e João Veríssimo (informático):

Isabel Soares, 31 anos. Engenheira do Ambiente e mestre em Energias Renováveis, decidiu deixar Barcelona onde vivia há 7 anos para se dedicar à implementação deste projecto em Portugal. Tem experiência profissional em gestão de projectos nas áreas do Ambiente e da Energia e experiência pessoal como sócia de uma cooperativa de consumo auto-gerida de frutas e legumes. É a responsável pela gestão integral da cooperativa e a pessoa que se dedica a tempo inteiro à mesma, onde desempenha o cargo de Presidente da Direcção.

Francisco Gonçalves, 33 anos. Engenheiro do Ambiente e pós-graduado em Engenharia  Sanitária, colabora actualmente na Agência Municipal de Energia-Ambiente, Lisboa E-Nova, na  coordenação técnica e financeira de projectos relacionados com gestão urbana (eficiência energética e ciclo urbano da água). Está encarregado de estabelecer parcerias com outros projectos/iniciativas da área de Lisboa e de apresentar o projecto a possíveis financiamentos futuros (nacionais e comunitários).

Inês Ribeiro, 31 anos. Doutorada em Engenheira Mecânica, é investigadora no IST na área de optimização de custos económicos e ambientais de produtos e processos industriais. Está responsável pela optimização e desenho do sistema de transporte dos agricultores até à Cooperativa.

Sara Santos, 30 anos. Designer Gráfica, trabalha em projectos editoriais e comunicação gráfica na área da cultura. Foi quem concebeu a identidade corporativa da Fruta Feia e é a responsável pela produção de todo o material gráfico de comunicação e merchandising.

Ana Carvalho, 33 anos. Licenciada em Direito, com experiência profissional desenvolvida na área da Gestão de Contratos. É a nossa assistente jurídica e a pessoa responsável pela constituição legal da Cooperativa de Consumo e, quando necessário, pela preparação e gestão de contratos de fornecimento e prestação de seviços a celebrar, designadamente, com os agricultores.

João Veríssimo, 31 anos. Engenheiro Electrotécnico e de Computadores, a trabalhar há vários anos como programador independente de páginas web. Será o responsável pelo desenvolvimento do website.

A nossa equipa encaixa perfeitamente neste projecto porque temos as valências técnicas necessárias para construir um modelo que garanta o menor impacto ambiental possível, a motivação duma pessoa que voltou para Portugal para se dedicar à sua implementação e, mais importante que tudo, porque acreditamos que é necessário e que é possível mudar o paradigma do consumo actual. 

Orçamento e Calendarização

.

Qui, 28/03/2024 - 11:59

23/12/2013

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Sex, 29/11/2013 - 15:24

Ajudem a Fruta Feia a crescer!

Aqui a reportagem no telejornal da RTP 1: http://www.rtp.pt/play/p1052/e136103/telejornal/327875

Ler mais

Qua, 23/10/2013 - 11:32

Projecto Fruta Feia no site do Canal Superior

http://programas.canalsuperior.pt/startup/parceiros/364

Ler mais

Lançamento da campanha

21/10/2013

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Carmen Torres

    Olá, bom dia! Contacto

    Parabéns por ter conseguido financiar o projecto!
    Gostava de saber quando vai começar a funcionar e distribuir aos associados a deliciosa "fruta feia".

    Obrigada

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Tiago Jerónimo

    Esclarecimento de dúvidas

    Boa noite Fruta Feia:

    De forma a poder decidir do meu apoio ao vosso projecto, gostaria de vos perguntar algo que me parece importante.
    - Qual a relação que mantêm com os agricultores que vos fornecessem (5 neste momento, correcto?) ao nível de rendimento? Ou seja, quanto vai para o produtor?
    - Onde posso consultar os vossos estatutos?

    Pergunto-vos isto de forma a perceber se realmente representam uma alternativa ao actual sistema de produção e distribuição alimentar, além da já muito valorizada vontade de combater o desperdício (que é importante, porque vem do lado do pequeno/médio produtor e não da grande superfície).

    Cumprimentos

    Tiago Jerónimo

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Equipa Fruta FeiaTiago Jerónimo

    Esclarecimento de dúvidas

    Bom dia Tiago,

    Respondendo às suas questões:

    - Neste momento os agricultores associados à Fruta Feia já são 12. Gostávamos de dar resposta a mais que nos têm contactado mas, na maioria das vezes pela localização distante ao actual e único ponto de entrega (Lisboa), não conseguimos. O preço de compra dos produtos "formalmente desadequados" aos agricultores é fixado em conjunto com os mesmos, sendo na esmagadora maioria fixada uma percentagem X em relação ao preço de mercado pago pela fruta normalizada. Este valor resulta de um compromisso entre o que é viável para o agricultor (pagar os custos de produção + uma margem para o mesmo que justifique a apanha dos produtos actualmente desperdiçados) e para a Cooperativa Fruta Feia (conseguir chegar ao consumidor com um preço equivalente a metade do preço de mercado, tendo em conta que somos nós que suportamos o custo de transporte).

    - Na nossa página web os Estatutos da Cooperativa vão estar disponíveis para consulta. No entanto, como ainda não lançámos a mesma, envie-nos o seu email para os podermos enviar.

    Por fim, agradecemos o interesse na cooperativa Fruta Feia.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Tiago JerónimoEquipa Fruta Feia

    Obrigado pela resposta

    Obrigado pela resposta esclarecedora.
    Podem-me enviar os estatutos para tbjeronimo(at)gmail(dot)com.

    Obrigado!

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Equipa Fruta Feia

    Ajudem a Fruta Feia a crescer!

    Aqui a reportagem no telejornal da RTP 1:

    http://www.rtp.pt/play/p1052/e136103/telejornal/327875

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • ana isabel Faneco

    É um dever de todos evitar os

    É um dever de todos evitar os desperdicios. Mais é uma questão social....

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Catarina Guimarães

    Parabéns pela iniciativa!

    Parabéns pela iniciativa! Ficava ainda melhor se no video de apresentação o agricultor fosse português!!...

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Equipa Fruta Feia

    Projecto Fruta Feia no site do Canal Superior

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

176 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 91
    novos apoiantes

  • 85
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade