Vitor Joaquim - Geography

Vitor Joaquim - Geography

   Depois do cd “Filament”, nomeado pela Indie Rock Mag como um dos 11 melhores discos de Drone/Ambient de 2011, Vitor Joaquim prepara agora a saída do seu novo disco ...

  • 650

    angariado

    36% de 1 800€

    28 apoiantes

  • 22/07/2012

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

   Depois do cd “Filament”, nomeado pela Indie Rock Mag como um dos 11 melhores discos de Drone/Ambient de 2011, Vitor Joaquim prepara agora a saída do seu novo disco ...

   Depois do cd “Filament”, nomeado pela Indie Rock Mag como um dos 11 melhores discos de Drone/Ambient de 2011, Vitor Joaquim prepara agora a saída do seu novo disco “Geography”.  À semelhança de “Filament”, este disco será igualmente publicado pela editora ucraniana Kvitnu, contando desde já com a colaboração gráfica de Luis Dourado e as colaborações sonoras de Simon Fisher Turner, Carlos Zíngaro, Ulrich Mitzlaff e Nuno Rebelo, de entre outros. A data prevista de saída será para finais de Setembro de 2012.

   O projecto gráfico, está a cargo de Luis Dourado, ilustrador e artista visual residente no Porto, que criará além da capa, um artwork destacável alusivo ao tema do disco e que poderá ser apreciado como uma peça isolada, separadamente da capa, à semelhança das antigas capas de vinil, para bel-prazer do ouvinte. Em sentido muito metafórico, poderá ser encarado como que um mapa de navegação sonora do cd.

    A temática do disco, gira em torno de uma questão equacionada desde há muito pelos geógrafos: o poder determinista da localização geográfica no desenvolvimento das culturas. Esta visão, defendida por Jared Diamond no seu livro “Armas, Germes e Aço”, é de alguma forma um dos elementos mais fortemente inspiradores do disco, e que se espera possa trazer alguma transcendência temporal para a discussão do que o homem é, e daquilo que representa, nos dias de hoje.
Indirectamente, este disco é também uma homenagem ao espírito de persistência e luta de Jared Diamond que ao longo de dezenas de anos se concentrou em estudar e compreender as diferenças, desequilíbrios e assimetrias que se conhecem entre os homens ao longo das diversas épocas, culturas e regiões geográficas. Na busca de uma explicação para o cargo... 

  Como quase sempre acontece em criação, este disco é um trabalho que se destina a ser partilhado, e como tal, faz todo o sentido, sobretudo nos dias que correm, fazer este apelo ao crowdfunding como forma de colaboração no processo de produção artística.
Como nunca até agora, os meios de comunicação em rede permitem a fácil aproximação entre criadores e públicos, esbatendo desde logo as habituais barreiras que sempre se colocaram entre estes dois lados. Lados que são afinal, as duas faces de uma mesma moeda.
Os pacotes (recompensas) que vos proponho, reflectem isso mesmo, uma partilha equilibrada entre o que vos é oferecido e o que vos é proposto como colaboração. Caso aceitem esta proposta, em Setembro receberão um pacote muito especial, enviado também a pessoas muito especiais! ;))
Proponho-vos pois um mergulho de cabeça nesta aventura, que espero, vos possa dar tanto de prazer, quanto vos pede de atenção.
O meu obrigado.

Vitor Joaquim

Sobre o promotor

PARA QUÊ

De uma forma muito geral, o apoio destina-se:

– a servir de suporte à criação, produção e edição do cd, especialmente no que diz respeito à impressão gráfica que deverá ser muito complexa, dadas as dimensões da impressão do destacável, e a qualidade do papel em que pretendemos imprimir. Uma vez que procuramos uma textura muito especial, não queremos arriscar na fragilidade das dobras que serão necessárias realizar para compactar a peça;
– a cobrir algumas viagens de produção que se revelam necessárias;
- à preparação do espectáculo que lhe corresponde;
- ao envio de encomendas (contribuintes neste projecto, jornalistas, programadores culturais, etc.);
- a servir para pagar o que se oferece em troca das participações dos contribuintes ( discos, impressão do booklet, criação e impressão de uma série de 10 peças originais de Luis Dourado);
- finalmente, a retribuir a criação gráfica de Luis Dourado, assim como a financiar a criação das 10 peças limitadas.

 QUEM SOMOS

Vitor Joaquim
Improvisador electrónico, compositor e artista media. Formou-se em cinema nas áreas de som e realização. Criou para dança, teatro, instalações e multimédia.
Apresenta-se regularmente ao vivo um pouco por toda a Europa, ora a solo ora em colaborações diversas com criadores das mais variadas áreas. Tem editados cinco discos a solo, várias colaborações, e cerca de duas dezena de participações em compilações e remisturas internacionais. O seu disco "Flow", foi considerado pela revista Wire como um dos melhores discos de música electrónica de 2006.
Ao longo dos últimos anos desenvolveu trabalho regular em dança contemporânea em Portugal, França, Espanha e Alemanha. Para além do seu trabalho sonoro, tem ainda criado e dirigido peças de âmbito transversal em áreas tão diversas como o vídeo mapping, o vídeo art ou a performance contemporânea.
Paralelamente à sua múltipla actividade de criador, tem produzido, assessorado e programado diversos festivais e eventos transdisciplinares ligados às artes experimentais, com especial relevância para o festival EME que iniciou em 2000 e do qual foi director e programador ao longo de 10 anos. Actualmente é investigador no CITAR, Centro de Investigação da UCP do Porto, onde é igualmente professor.
www.vitorJoaquim.pt
www.facebook.com/VitorJoaquim 
interview -pt (Bodyspace): http://bodyspace.net/entrevistas.php?ent_id=442

 


Luis Dourado
Nasce no Porto, Portugal, em 1984. Luis Dourado tem vindo a desenvolver o seu trabalho pessoal, projectos e colaborações sobretudo na área das Artes Visuais. O trabalho do autor nunca é fiel a uma técnica específica. Ainda que oscilando entre media analógicos e digitais em diferentes séries, os trabalhos falam entre eles partilhando várias referências. Explorando temas como o controlo, memória e ilusão, o trabalho do autor foi publicado em revistas internacionais e publicações em mais de vinte países em quatro continentes.
A sua experiência transversal em campos como o Design, Fotografia ou Música levou-o a estar envolvido em várias iniciativas internacionais tais como Illustrative - International Forum for Illustration and Graphic Arts (Berlim, DE), Sónar Festival (Barcelona, SP), Direktorenhaus Gallery (Berlin, DE), DMY Festival (Berlin, DE), Outonarte Festival (A Coruña, SP) or Serralves Museum (Oporto, PT) entre outros.
www.luisdourado.net


Kvitnu

Editora ucraniana fundada em 2006, dirigida por Dmytro Fedorenko (Kotra). Dedicada especialmente à electrónica experimental, a editora foca-se essencialmente em música de “alta pressão sanguínea” e faz de cada uma das suas edições, um verdadeiro desafio gráfico ao lançar no mercado formatos que primam sempre pela não universalidade das suas dimensões e formatos, quase sempre elaborados por Zavoloka. Além de editora, a Kvitnu é ainda responsável pela organização de vários eventos, tanto na Ucrânia com no circuito internacional.
Em 2011, venceu 3 nomeações no Qwartz Electronic Music Awards, em Paris, nas categorias de The Best Label, The Best Artist (Sturqen) e Discovery Category (Peste by Sturqen).
www.kvitnu.com 


Orçamento e Calendarização

O apoio destina-se: 1 – a servir de suporte à criação e produção edição do cd, especialmente no que diz respeito à impressão gráfica que deverá ser muito complexa, dadas (1) as dimensões da impressão do destacável, e (2) a qualidade do papel em que pretendemos imprimir uma vez que procuramos recriar a textura dos mapas antigos sem contudo arriscar na fragilidade das dobras que serão necessárias realizar para compactar a peça. 2 – a cobrir algumas viagens de produção que se revelem necessárias; 3 - à preparação do espectáculo que lhe corresponde; 4 - ao envio de encomendas (contribuintes neste projecto, jornalistas, programadores culturais, etc.); 5 - a servir para pagar o que se oferece em troca das participações dos contribuintes (impressão do booklet, criação e impressão de uma série de 10 peças originais de Luis Dourado); 6 - a retribuir a criação das 10 peças únicas de Luis Dourado.

Sex, 29/03/2024 - 15:58

22/07/2012

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

12/06/2012

28 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 17
    novos apoiantes

  • 11
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • HFIS

    21/07/2012 - 19:03

    Courage!

  • ruim

    20/07/2012 - 10:15

  • Mouseland

    19/07/2012 - 02:56

    Fico à espera dessas novidades artísticas :-).

  • Rafael Biscoito

    18/07/2012 - 16:53

  • vasco36

    16/07/2012 - 15:41

  • Vítor Brinches

    16/07/2012 - 05:06

  • musicavioleta

    12/07/2012 - 18:58

    muito sucesso e mil corações!:)

  • edgaralberto

    11/07/2012 - 21:17

    Boa sorte e bom trabalho! Edgar

  • André Toscano

    11/07/2012 - 19:49

    Modesta contribuição, é verdade. Mas a força está nos números. Boa sorte!

  • mc

    10/07/2012 - 17:40

  • Luis Pedro Mota

    09/07/2012 - 17:13

    Um apoio a quem o merece...

  • António Matos SIlva

    08/07/2012 - 09:25

    Vitor, vamos a isto. Queremos conhecer novas geografias. Um abraço que inspire!

  • lxlxl

    07/07/2012 - 22:33

  • nunocruz

    06/07/2012 - 00:20

    uma pequena ajuda para um grande projecto! :) (se for possível trocar o "filament" pelo "flow" eu agradeço. :) Já tenho o "filament" :D cumprimentos à gerência

  • rual

    05/07/2012 - 20:09

    boa sorte! cá fica um pequeno contributo :) ab rui

  • jcordeiro.pt

    05/07/2012 - 14:50

  • joaohora

    03/07/2012 - 18:37

    Assinado por favor!!!!!

  • Rodrigo Pedro

    03/07/2012 - 14:39

    fiquei curioso, boa sorte!

  • Leonardo Rosado

    22/06/2012 - 17:26

    uma pequena contribuição. Abraço Vitor

  • Luís Tinoco

    19/06/2012 - 11:58

    Força, Vitor! Já faltou mais... Ab, L.