Uma ode à matriarca transmontana - mulher resiliente, símbolo de força, guardiã da tradição.

"A Raiz", atualmente em produção, surge em contexto académico, enquanto projeto final do Mestrado em Cinema e Fotografia - especialização em Cinema Documental e Experimental -, da ESMAD - Escola Superior de Artes e Design Media (Politécnico do Porto).
O documentário traz um retrato geracional. Dá a conhecer o matriarcado transmontano, onde as mulheres surgem como exemplo de resiliência e força. A sua história é contada na primeira pessoa, pela voz de quem nasceu e vive no interior rural.
Trata-se de um ato quase biográfico já que a realizadora, de origem brigantina, pertence a um clã matriarcal. A personagem central é Odete, a avó, de 75 anos, que vive independente, autónoma, tão ativa quanto possível, num canto que ajudou a edificar. Através de memórias - e desenhos das plantas que marcaram uma vida na aldeia -, é feita uma viagem a um passado não muito distante. Dá-se a conhecer a mulher nascida no século XX, em fragmentos populacionais isolados, moldada pelos costumes e hábitos, pelas lições que o tempo traz.
Este filme aspira mostrar uma conexão íntima, familiar, que evidencia o papel da memória na identidade e atua como uma carta de amor e admiração entre neta e avó. Pretende igualmente perpetuar o papel basilar das mulheres nos contextos social, cultural e histórico de Trás-os-Montes.
Seja com contribuições ou partilha, todo o tipo de participação é bem-vinda e imensamente apreciada!



