A Raiz

A Raiz

Uma ode à matriarca transmontana - mulher resiliente, símbolo de força, guardiã da tradição.

  • 77

    angariado

    102% de 500€

    15 apoiantes

  • 6 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 21/02/2025 e só será financiada se angariar um mínimo de 500€ até 18/04/2025 - 18:00

Uma ode à matriarca transmontana - mulher resiliente, símbolo de força, guardiã da tradição.

 

"A Raiz", atualmente em produção, surge em contexto académico, enquanto projeto final do Mestrado em Cinema e Fotografia - especialização em Cinema Documental e Experimental -, da ESMAD - Escola Superior de Artes e Design Media (Politécnico do Porto).
O documentário traz um retrato geracional. Dá a conhecer o matriarcado transmontano, onde as mulheres surgem como exemplo de resiliência e força. A sua história é contada na primeira pessoa, pela voz de quem nasceu e vive no interior rural. 

Trata-se de um ato quase biográfico já que a realizadora, de origem brigantina, pertence a um clã matriarcal. A personagem central é Odete, a avó, de 75 anos, que vive independente, autónoma, tão ativa quanto possível, num canto que ajudou a edificar. Através de memórias - e desenhos das plantas que marcaram uma vida na aldeia -, é feita uma viagem a um passado não muito distante. Dá-se a conhecer a mulher nascida no século XX, em fragmentos populacionais isolados, moldada pelos costumes e hábitos, pelas lições que o tempo traz.

Este filme aspira mostrar uma conexão íntima, familiar, que evidencia o papel da memória na identidade e atua como uma carta de amor e admiração entre neta e avó. Pretende igualmente perpetuar o papel basilar das mulheres nos contextos social, cultural e histórico de Trás-os-Montes.

Seja com contribuições ou partilha, todo o tipo de participação é bem-vinda e imensamente apreciada!

 

Sobre o promotor

 

A produção de "A Raiz" é motivada pela ESMAD, instituição pertencente ao Politécnico do Porto, localizada em Vila do Conde. Conta com reconhecimento nacional (e internacional) pelos projetos desenvolvidos e é a casa onde a realizadora está a receber formação na área de Cinema.

Realização e produção, bem como funções de captação e pós-produção, estão ao encargo de Ângela Rodrigues Pereira. Nasceu em Bragança, distrito em que o presente projeto está a ser desenvolvido, mas vive no Porto. A sua carreira começou como jornalista, depois de terminar a Licenciatura em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Está atualmente a terminar o Mestrado em Cinema e Fotografia, com especialização em Cinema Documental e Experimental, na ESMAD. A sua curta-metragem de estreia, "Retalhos", está atualmente a percorrer festivais de cinema, tendo constituído a seleção oficial do London Global Film Awards, do Berlin Lift-Off Film Festival, do Los Angeles Short Film Awards e sendo finalista no London Director Awards.

 

Ângela Rodrigues Pereira é aluna de cinema, videógrafa e editora e está a realizar este projeto.

 

Juntam-se à equipa, no departamento de som, António Abreu (pós-produção de som), David Varela e Carlos Fernandes (composição de banda sonora original) e João Fortunato (técnico de gravações).

 

António Abreu formou-se em Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. É também vocalista da banda Sala 7.

David Varela é licenciado em Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e mestre em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente trabalha como sound designer na FABAMAQ e é produtor do (próprio) estúdio Above The Record, situado em Vizela.

 

 
 
 
 

Orçamento e Calendarização

O projeto começou a ser edificado no final do ano que passou. Para captar a essência do quotidiano de uma aldeia do interior, as rotinas, rituais e momentos relevantes para o contexto familiar, as rodagens têm vindo a decorrer ao longo de vários meses, estando, à data do lançamento da presente campanha, a entrar num período mais regular e intenso. 

Calendarização global:

  1. Pré-Produção: setembro de 2024 - janeiro de 2025
  2. Rodagens: novembro de 2024 - março de 2025
  3. Pós-Produção: abril - junho 2025
  4. Distribuição: a partir de agosto de 2025

 

As despesas associadas ao universo cinematográfico são várias e estendem-se desde a pré-produção até depois da conclusão do filme. Tratando-se de um projeto académico, e ainda que a instituição de ensino apoie a realização de projetos com cedência de equipamento e orientação, os recursos são muito limitados e exigem investimento pessoal. Por essa razão, é necessário recorrer a parcerias e doações.
 

O valor estipulado pretende contemplar as seguintes despesas: 

  • Aquisição de equipamento técnico complementar;

  • Deslocações;

  • Contratação de equipa técnica;

  • Imprevistos;

  • Divulgação e distribuição em festivais de cinema (nacional e internacional).

 

Toda a ajuda monetária arrecadada será usada exclusivamente para cobrir despesas associadas ao filme!

Dom, 13/04/2025 - 08:35

Sex, 21/02/2025 - 23:55

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

21/02/2025

15 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 10
    novos apoiantes

  • 5
    apoiantes recorrentes

  • 2
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade