Jazz em mirandês é um projeto original, distinto. Aplicar os sons identitários da língua mirandesa ao idioma jazzístico, resulta numa mescla ousada, emocionalmente gratificante. Um legado que me é muito familiar.
"Não me Lembro de Esquecer"
O que se segue é a breve historia deste trabalho de originais.
Venho pedir a vossa ajuda, numa altura em que a pandemia veio afundar a nossa actividade.
Nasci em Bragança e passei grande parte da minha infância e adolescência em casa dos meus avós, numa aldeia do planalto mirandês: Campo de Víboras, por isso desde pequena que tenho contacto com “La Lhengua Mirandesa”.
Vivo no Porto há alguns anos , mas desloco-me muitas vezes a estes lugares aos quais estou emocionalmente ligada. Numa destas viagens, há mais de um ano, surgiu a ideia de juntar a língua mirandesa ao Jazz. Fiz uma pesquisa de autores que escreveram nesta língua e encontrei Amadeu Ferreira, figura ilustre das letras, poeta, estudioso e divulgador da língua e cultura mirandesas.
Um dos propósitos deste trabalho que apresento e também uma das suas mais valias, é a defesa de uma língua que é ameaçada na sua sobrevivência, pela desertificação da região onde é falada., não obstante é a nossa segunda língua oficial.
Associar o mirandês ao jazz , pareceu-me à primeira vista uma tarefa incompatível, mas está a ser estimulante e até provocatório o que , de certa maneira, fortalece esta minha vontade.
Trabalhar uma língua que tem uma aspereza natural, rústica e juntá-la a temas com roupagem jazzistica e linhas melódicas por vezes delicadas, é emocionalmente gratificante.
Para aperfeiçoar o meu conhecimento desta língua, frequento um curso on line promovido pela “ Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa” , fundamental à defesa e preservação desta lingua e uma ajuda inestimável neste meu projecto.
Jazz em mirandês é um projecto original, distinto.
Aplicar os sons identitários da língua mirandesa ao idioma jazzistico, resulta numa mescla ousada, com um resultado musical extraordinariamente surpreendente, dois idiomas que se fundem nesta linguagem universal.
Contudo, não pretendo utilizar instrumentos de raiz tradicional comuns na expressão musical destas terras, mas manter-me “fiel” ao trio classico que me acompanha: piano, contrabaixo e bateria.
Marco Figueiredo - piano, composição e arranjos
João Paulo Rosado - Contrabaixo
Filipe Monteiro - Bateria
Sinto neste trabalho discográfico um dever: a transmissão de um legado que me é muito familiar, através do jazz ao qual me dedico há alguns anos.
Para além de ser um trabalho em disco é também a defesa da segunda lingua falada em Portugal e que , por isso, nos pertence!
São boas razões para aderirem à campanha!
contamos convosco!
Obrigada!
Isabel Ventura
Amigos
Amigos
Escrevo, desta vez, com boas noticias.
Este fim de semana terminamos a gravação do disco " Num me Lhembra de Squecer". Faltam alguns acertos, depois mistura e masterização.
Conto que possam ouvi-lo , antes da divulgação ao publico, em Abril nas plataformas digitais.
Quanto ao formato físico só saíra em vinil. Pensei bastante neste assunto, mas atendendo ao conteúdo, é como se fosse um objeto de coleção, emocional , vintage, que merece este formato.
Eu própria não tenho gira discos , mas hoje em dia quase toda a gente ouve música , ou no tlm, ou no spotify , youtube etc. os cd's vão acabar por desaparecer...
A noticia não tão boa é que o fabrico de vinil demora, neste momento, 5 meses a fabricar. Vou então fazer um primeiro lançamento quando os temas estiverem online e mal tenha o disco , vou enviar a quem pediu, como combinado!
Mil obrigadas e até breve
Estamos em contacto
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel Ventura
"Num me Lhembra de Squecer" - Campanha
Boa tarde amigos
Escrevo mais uma vez para vos dizer que continuamos a trabalhar , mas que ainda não foi possível por o trabalho " cá fora" . Provavelmente só para o ano e já não falta muito.... :)
A pandemia veio novamente trocar-nos as voltas e só entraremos em estúdio em Janeiro.
Estamos tão ansiosos como vocês, que gentilmente contribuíram para este trabalho e o meu maior desejo é ter o disco pronto, para começar com os concertos em grande, Alias já há seis datas marcadas em auditórios e festivais :)
Entretanto, deixo uma foto do ultimo concerto no dia 20 de Nov , onde já levamos três temas originais, com letras de Amadeu Ferreira " Fracisco Niebro" . A sala estava esgotada e foi um sucesso! A Balbina Mendes que muitos de vocês conhecerão, esteve presente e disse o belíssimo poema "Sin Bordas" já musicado. Eu li a tradução para que o publico percebesse a diferença entre duas línguas faladas no mesmo território.
Se não contactarmos antes , desejo um Feliz Natal a todos e um 2022 acima de tudo livre ...!
Abraço Arrochado
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel Ventura
Festival Auditório em Casa - 2
Bom dia Amigos
Escrevo para vos convidar a assistir a alguns concertos deste festival, que estou a organizar e onde também particípio.
Como forma de compensação e visto que o disco está atrasado, queria que escolhessem dois ou três concertos do vosso agrado, que eu ofereço os bilhetes com todo o gosto.
Da minha parte , já vou cantar alguns temas cantados em mirandês, mas não é ainda a apresentação oficial do disco para o qual contribuíram, que verá a luz do dia mais mês menos mês.
Para quem puder e quiser vir , envio o cartaz do festival.
Podem também, aceder à https://www.bol.pt/ , onde está toda a informação e sinopse de cada concerto para facilitar a escolha.
Digam pf quantos bilhetes querem e em que nome ficam, para poder reservar.
São muito bem vindos!
Obrigada e até breve!
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
ffmauricio
Recompensa
Nãorecordo com quanto contribuí.
Tenho idéia que teria recompensa de um DC?
Aguardo as vossas notícias,
Francisco,
ffmauricio@sapo.pt
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel Ventura
Num Me Lhembra de Squecer
Ola a todos!
Já lá vai algum tempo que não digo nada, sobre o desenvolvimento deste trabalho que continua a ser o meu principal objetivo.
Disse que sairia em Setembro, mas atrasou.... Nestas "coisas" há muita gente envolvida e há que conjugar disponibilidades de cada um.
Foi o caso! o Marco Figueiredo, pianista e compositor teve bastante trabalho durante o mês de Julho e Agosto, e nesta altura há que agarrar tudo o que possamos fazer, já que os tempos pandémicos assim o obrigam.
Toda esta introdução serve para comunicar que não me esqueci de todos os que colaboraram, e também dizer que estamos a trabalhar com toda a energia e gosto.
VAI SAIR logo que possível e com uma surpresa adicional :)
Peço desculpa por não ter cumprido os prazos, mas é certo que jazz em mirandês vai ver a luz do dia mal seja possível!
Abraço arrochado
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel Ventura
Campanha bem sucedida!
Buonos dies
É com enorme satisfação que partilho que conseguimos 3042 € para esta campanha, que me é tão especial.
Agradeço de coração toda a vossa colaboração e apoio a este projeto tão importante para mim e também para a divulgação de " la Lhengua" . É mais um pequeno passo!
Como já referi, pensamos ter o disco pronto em Setembro e, nessa altura, será enviado ou entregue em mãos. Podem ir informando moradas para mandar por correio.
Estou por aqui para qualquer duvida : belaventuramusica@gmail.com , e vou dando noticias.
Oubrigada
Abraço Arrochado
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel Ventura
"Num me Lhembra de Squecer" - Campanha
Buonas tardes
Somos 52 participantes nesta comunidade, e queria agradecer novamente a todos a colaboração nesta minha iniciativa de juntar o jazz ao mirandês, mais concretamente à poesia de Amadeu Ferreira ( Fracisco Niebro ), que tanto estimo.
Ao mesmo tempo dar mais visibilidade à segunda lingua oficial portuguesa.
Já estamos na fase final do Crowdfunding, falta pouco mais de uma semana para terminar, por isso pedia a todos um esforço final para partilharem este link , ou seja a campanha :https://ppl.pt/isabelventurajazz
estou certa de que vamos conseguir .
Obrigada de coração
Bien Háiades
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel Ventura
Desafio - "Nun me Lhembra de Squecer"
Ola a todos!
Já somos 27 , os participantes nesta campanha .
Gostaria de lançar um desafio , com todo o respeito que o autor me (nos) merece.
Anexo " L Camino de Casa " , poema de Fracisco Niebro do livro " Ars Vivendi Ars Moriendi"
Este foi o primeiro poema que escolhi, que o Marco Figueiredo musicou ,e que é também o fundo musical que se ouve no Teaser .
O que pretendo é que tentem traduzir para português o que souberem.
Quem conhece bem " La Lhengua" - e eu sei que há alguns- pf não participe :D
Haverá mais oportunidades
Bien háiades
Isabel Ventura
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários