Cabo Verde & a Música - Museu Virtual: um espaço online que propõe um mergulho no universo musical de Cabo Verde
O projeto Cabo Verde & a Música – Museu Virtual surge na sequência de Cabo Verde & a Música – Dicionário de Personagens, publicado em 2016 e que traça as biografias e discografias de músicos, cantores e outros personagens da música de Cabo Verde.
Agora, a partir do material reunido do longo de mais de 20 anos, a proposta é criar um museu virtual. O objetivo é partilhar todo um conjunto de informações, não apenas sobre os personagens, mas sobre o complexo universo musical de Cabo Verde e sua diápora. Este projeto inclui não apenas textos e fotos, mas também vídeos, recortes de jornais, entrevistas, entre outros tipos de documentos. Grande parte desse material requer trabalhos técnicos que permitam a sua veiculação, o que tem custos. Com a ajuda daqueles que amam a música de Cabo Verde, poderemos em breve ter o museu virtual, que já está online (www.caboverdeamusica.online), a funcionar em pleno.
A aposta é na difusão do conhecimento como forma de preservação e valorização deste importante segmento do património imaterial de Cabo Verde, ao mesmo tempo que se propõe um ambiente lúdico e interativo, que interessará a diferentes públicos. Será também um espaço de partilha, para reunir contribuições que ajudem a contar as histórias que compõem a história da música de Cabo Verde. Com todo o rigor de um museu, dado o seu caráter de arquivo, e com toda a flexibilidade e abrangência que os recursos digitais e a internet proporcionam.
Preservar a memória para poder contar a história – é com base nesta ideia que o projeto Cabo Verde & a Música prossegue, agora como museu virtual. E conta com o seu apoio.
Sobre o promotor
Gláucia Nogueira, jornalista e antropóloga, trabalha sobre temas ligados à cultura cabo-verdiana desde o início da década de 1990, quando começou a colaborar com a imprensa de Cabo Verde, fazendo a cobertura jornalística de atividades ligadas à comunidade cabo-verdiana radicada na região de Lisboa.
Em 1994, vivendo alguns meses na cidade da Praia, germinou a ideia de fazer investigação sobre a música cabo-verdiana. Em 1997, iniciou uma longa pesquisa bibliográfica e discográfica, complementada por centenas de entrevistas, aprofundando os conhecimentos sobre os géneros musicais, os seus períodos, discografia e outros aspetos. Ao longo de cerca de 20 anos, reuniu dados sobre compositores, intérpretes, grupos, produtores, etc. As suas biografias constam de Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens, que publicou em 2016. Dessa trajetória resulta o projeto atual.
Residindo de 2002 a 2014 na cidade da Praia, trabalhou em vários órgãos de comunicação – Paralelo 14, A Semana, Fragata, Iniciativa e Cabo Verde, e como correspondente da revista angolana África 21 – além de leccionar na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e na Universidade de Santiago (US).
Gláucia Nogueira é mestre em Património e Desenvolvimento pela Uni-CV (com dissertação sobre o tema do batuku) e doutora em Patrimónios de Influência Portuguesa pela Universidade de Coimbra (com tese sobre as músicas de origem europeia do século XIX em Cabo Verde).
Além de Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens, publicou:
- O Tempo de B.Leza. Documentos e memórias (2006), sobre a vida e obra do célebre compositor Francisco Xavier da Cruz;
- Notícias que fazem a História. A música de Cabo Verde pela imprensa ao longo do século XX (2007), conjunto de textos baseados no que os arquivos guardam sobre a cultura e a música do país;
- Batuku de Cabo Verde. Percurso histórico-musical (2015), resultado do mestrado em Património e Desenvolvimento, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), sobre o género musical batuku enquanto elemento do património imaterial do país.
O projeto na comunicação social: Mindelinsite, Revista (TCV), A Nação.
Orçamento e Calendarização
Despesas com a criação do site/domínio/alojamento por 2 anos
|
572 Euros
|
Despesas com tratamento de materiais em áudio, vídeo e imagem
|
930 Euros
|
Produção e edição de conteúdos/atualização do site primeiros 2 anos
|
2400 Euros
|
Despesas com a produção de recompensas
|
738 Euros
|
Total
|
4640 Euros
|
|
|
Calenderização:
Cabo Verde & a Música - Museu Virtual já está acessível - www.caboverdeamusica.online - de forma parcial. Depende de recursos para agilizar as atualizações que o tornarão não completo, pois haverá sempre o que acrescentar, mas cada vez mais rico em informações.
Gláucia Nogueira
Conclusão da campanha de crowdfunding
Caros amigos,
Venho informá-los, com muita alegria, que a campanha de crowdfunding iniciada a 27 de fevereiro e concluída ontem, 27 de abril, atingiu 4.850€, o que corresponde a 105% da meta estabelecida.
A fase que agora se inicia deste trabalho será bastante exigente, e espero honrar o apoio recebido.
A aposta é transformar o museu virtual, de que se viu até agora um esboço, num espaço de memória, um produto online educativo e ao mesmo tempo atraente, ao qual todos os interessados na música de Cabo Verde regressarão em busca de informações ou de entretenimento.
Nos próximos dias entrarei em contato para o envio das recompensas.
Mais uma vez, muito obrigada!
Gláucia Nogueira
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários