500 Story

500 Story

O FARO STORY SPOT é um centro turístico de convívio e conhecimento com enfoque no património natural e cultural da Ria Formosa. É um espaço inovador para dar a conhecer Faro na ...

  • 32

    angariado

    1% de 5 000€

    3 apoiantes

  • 13/09/2021

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

O FARO STORY SPOT é um centro turístico de convívio e conhecimento com enfoque no património natural e cultural da Ria Formosa. É um espaço inovador para dar a conhecer Faro na sua relação com a Ria, História, identidade e papel no Algarve.

O projeto FARO STORY SPOT é um lugar de referência para os visitantes de Faro, centro turístico de convívio e conhecimento com um enfoque especial no património natural e cultural da Ria Formosa.

Está localizado no coração do centro histórico de Faro, no Largo da Sé, numa casa do século XVIII, provavelmente uma antiga venda ou taberna, lugar de encontro dos pescadores e mariscadores da cidade que aí vendiam os seus produtos e conviviam na volta da faina. Era também no Largo da Sé que os pescadores tratavam das redes e utensílios da pesca. Isto ocorria devido à sua localização estratégica e de proximidade com as vendas e armazéns onde guardavam os seus materiais de pesca, na Rua da Porta Nova, e pela proximidade à Porta Nova ou Porta do Mar que dava acesso direto ao Cais e ao Mercado de Peixe que esteve aí localizado até bem entrado o século XX.

Experiência no Faro Story Shop

O FARO STORY SPOT está assim instalado numa casa cheia de história e de “estórias” do mar e nele se vai criar um espaço inovador para apresentar Faro ao visitante dando-lhe a conhecer a sua relação privilegiada com a Ria, a sua História, a sua identidade e o papel na região fazendo recurso a tecnologias multimédia que transformam a visita numa experiência sensorial rica e marcante.

Oferecendo informação sobre a evolução geológica/ ambiental da Ria e da cidade a ela associada, Faro, desvendando a sua história e economia, o território envolvente, e os produtos locais da Dieta Mediterrânica, com enfoque para os produtos da Ria Formosa o FARO STORY SPOT constitui-se como um local de visita de referência.  

Experiência no Faro Story Shop

No FARO STORY SPOT será também criado um pequeno espaço de restauração dedicado à dieta mediterrânica e às iguarias da Ria Formosa: a Taberna da Pepa, em homenagem à venda/ taberna que existiu no Largo da Sé, local de encontro e convívio dos pescadores.

O projeto vai transmitir a história natural e cultural da Ria Formosa através da entrada gratuita a 500 crianças no FARO STORY SPOT.

O nosso objetivo passa por proporcionar uma aprendizagem lúdica e dinâmica, da história e tradições da região e da ria. Nesse sentido contamos com a sua participação para proporcionar esta experiência a 500 crianças, através de doações ou simplesmente partilhar esta campanha! Muito obrigado!

Experiência no Faro Story Shop

Sobre o promotor

João Amaro

50 anos, Bacharel em Engenharia Alimentar, Pós-Graduado em Gestão de Projetos em Parceria e Pós Graduado em Economia da Inovação e Empreendedorismo. É sócio e Diretor Executivo da TERTÚLIA ALGARVIA, organização dedicada à promoção e valorização da gastronomia regional, restauração, animação turística e cultural. Possui experiência profissional no setor alimentar, tendo trabalhado na Indústria Alimentar em Inglaterra e Portugal, e na área da Consultoria, Auditoria e Formação em Sistemas de Higiene e Segurança Alimentar. Trabalhou 3 anos no IAPMEI como Técnico de Análise e Verificação de Projetos de Investimento e  foi durante 6 anos Coordenador Executivo do CRIA - Centro Regional para a Inovação do Algarve (Universidade do Algarve), com responsabilidade nos domínios do empreendedorismo, propriedade industrial, transferência de tecnologia, infra-estruturas tecnológicas, e estudos e projetos europeus.

 

A equipa de desenvolvimento do projeto conta com competências e experiências complementares nas áreas da Animação Turística, Tecnologias de Comunicação e Multimédia e História e Património Cultural. Para além do promotor da campanha a equipa conta com:

Jorge Brandão, formação em Engenharia de Sistemas e experiência em restauração e animação turística;

Sofia Fonseca, formação em Arqueologia e experiência em património histórico e cultural;

Catarina Ramos, formação em património e experiência em animação turística.

Orçamento e Calendarização

O objetivo do Faro Spot Story é conseguir um orçamento de 5.000€ como valor base para a entrada gratuita de 500 crianças no Faro Spot Story. O financiamento angariado serve para cobrir os custos do bilhete de 500 crianças, que terão oportunidade de usufruir de uma experiência única com um especial enfoque na história natural e cultural da Ria Formosa.

A entrada gratuita de 500 crianças será realizada até a totalidade das entradas estar efetuada.

Campanha válida até 30 de agosto de 2021.

  • Apoia com
    10€ ou mais

    Contribuição motivacional

    (com este valor estará a contribuir simbolicamente para o sucesso desta iniciativa)

    3 apoiantes

  • Apoia com
    20€ ou mais

    Souvenir

    Souvenir á escolha dentro dos disponíveis na loja do Faro Spot Story. A recompensa será entregue em mão na loja do Faro Spot Story

    Entrega em mão (ver acima)

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    50€ ou mais

    T-shirt

    T-shirt com a ilustração da mascote do Faro Spot Story A recompensa será entregue na loja do Faro Spot Story

    Entrega em mão (ver acima)

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    100€ ou mais

    Jantar para duas pessoas

    Jantar para duas pessoas com menus dedicados à Dieta Mediterrânica Algarvia e aos produtos da Ria Formosa, na esplanada com vista magnífica para o Largo da Sé e para o património edificado.

    Entrega em mão (ver acima)

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

Qui, 20/01/2022 - 10:16

13/09/2021

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

22/07/2021

3 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 2
    novos apoiantes

  • 1
    apoiante recorrente

  • 3
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade