Livro PubhD Lisboa 2018

Livro PubhD Lisboa 2018

Publicação de um livro com textos e ilustrações que resumem as 19 conversas sobre temas de investigação que aconteceram nas sessões PubhD de Lisboa em 2018.

  • 124

    angariado

    3% de 3 500€

    8 apoiantes

  • 28 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 15/05/2019 e só será financiada se angariar um mínimo de 3 500€ até 17/06/2019 - 18:00

Publicação de um livro com textos e ilustrações que resumem as 19 conversas sobre temas de investigação que aconteceram nas sessões PubhD de Lisboa em 2018.

Como é que partículas de ouro podem curar o cancro? Qual a utilização do software open-source nas rádios comunitárias? Que impacto está a ter o aquecimento dos oceanos nos ecossistemas do Pacífico? Com que fragmentos se faz uma história do vidro? As respostas a estas e a outras perguntas estão no livro PubhD de Lisboa 2018.

Neste livro reunimos textos e ilustrações que resumem os 19 temas de investigação, de doutoramento e pós-doutoramento - das ciências às humanidades, das engenharias às artes - apresentados nas vibrantes conversas que aconteceram num bar, nas dez sessões PubhD de Lisboa em 2018.

Os desenhos de Cirenia Arias Baldrich, realizadas ao vivo durante as sessões, e os textos de Sérgio Pereira, juntam-se num livro que é uma extensão no tempo e no espaço da magia que é o projeto PubhD de Lisboa.

Biologia marinha, ciência política, engenharia do ambiente, arquitetura ou astrofísica são apenas algumas das áreas em foco em 2018, com identificação dos investigadores e dos centros onde realizam o seu trabalho. Faça com que estas páginas se abram e espalhem curiosidade!

Especificações:

  • Formato horizontal, 16 x 11,5 cm
  • 40 páginas (19 ilustrações)
  • Papel 120 gr/m2
  • Impresso em Portugal

Livro PubhD de Lisboa 2018 - interior

Livro PubhD de Lisboa 2018 - interior

Sobre o promotor

O PubhD de Lisboa (de pub + PhD) é um evento gratuito mensal em que investigadores de doutoramento ou pós-doutoramento, de áreas diferentes – das ciências às humanidades, das artes às engenharias – explicam a sua investigação no ambiente informal de um bar.


As apresentações são ao nível de uma conversa de bar, dirigidas a uma assistência não especialista. Este projeto começou em outubro de 2015. Em 2018 as sessões tiveram lugar no Bar Irreal, em Santos. Atualmente estamos no Má Língua, na Graça.

O PubhD de Lisboa é uma iniciativa gratuita, sem fundos próprios, organizada em regime voluntário, no tempo livre, e com muita paixão, por Sérgio Pereira, Carolina Figueira e Inês Leitão.

Cirenia Arias Baldrich é cientista e desenhadora, produzindo desenhos e animações que comunicam temas de ciência de forma descontraída. Ela está no Facebook e no Twitter.

O livro PubhD de Lisboa 2018 nasce e alimenta-se deste prazer pela partilha e discussão do conhecimento a fervilhar e a construir-se. Pretende levar esse prazer àqueles que não podem assistir às sessões, assim como constituir-se uma memória física para aqueles que regularmente se juntam à mesa para beber e brindar à curiosidade.

Website: https://pubhdlisboa.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/PubhDLisboa/
Twitter: https://twitter.com/PubhDLisboa

Orçamento e Calendarização

O valor angariado será usado para:

  • Tiragem de, no mínimo, 300 exemplares do livro;
  • Custos de envio por correio para os apoiantes que o solicitarem;
  • Retribuição do desafiante trabalho conseguido pela ilustradora;
  • Oferta de um exemplar a cada um dos 19 investigadores representados no livro;
  • Taxas de 5% da plataforma PPL e de 2,5% dos sistemas de pagamento, + IVA;
  • Impostos aplicáveis.

Os custos de escrita e design são suportados pelos autores.

Se a campanha ultrapassar o objetivo, dá-se o fenómeno da multiplicação e serão produzidos mais exemplares deste livro a abarrotar de ideias.

Qualquer excedente será usado para sustentar os custos correntes da organização dos memoráveis eventos PubhD de Lisboa (de que o bolo do evento de aniversário não é o menos importante!).

O livro está terminado e orçamentado. Será impresso em junho e distribuído em julho, a tempo de o porem na mala ou na mochila para lerem na praia ou na tenda. 

Os exemplares serão enviados por correio, ou entregues em mão no evento especial de lançamento "Quiz PubhD de Lisboa" (podem cabular pelo livro!), ou nos eventos regulares do PubhD de Lisboa.

Nota: Os prazos de envio poderão ser estendidos caso a campanha ultrapasse largamente os objetivos e sejam produzidos mais exemplares do que os previstos.

Livro PubhD de Lisboa 2018 - vista geral

Livro PubhD de Lisboa 2018 - vista geral

Facebook

Ter, 21/05/2019 - 05:43

Seg, 20/05/2019 - 10:07

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

15/05/2019

8 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 5
    novos apoiantes

  • 3
    apoiantes recorrentes

  • 1
    apoiante anónimo

Conhece quem está a tornar este sonho realidade