Mulheres Carpinteiras

Mulheres Carpinteiras

Mulheres Carpinteiras nasceu da ideia de reutilizarmos o lixo que produzimos nas nossas casas, que aqui na nossa comunidade é muito e está por todo lado.Somos duas mulheres empr...

  • 202

    angariado

    11% de 1 700€

    8 apoiantes

  • 24/04/2012

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

Mulheres Carpinteiras nasceu da ideia de reutilizarmos o lixo que produzimos nas nossas casas, que aqui na nossa comunidade é muito e está por todo lado.Somos duas mulheres empr...

Mulheres Carpinteiras nasceu da ideia de reutilizarmos o lixo que produzimos nas nossas casas, que aqui na nossa comunidade é muito e está por todo lado.

Somos duas mulheres empreendedoras, embora atualmente desempregadas, e com vontade de aproveitarmos esta ideia nestes tempos de crise.

Mulheres Carpinteiras tem por objetivo criar uma cooperativa de trabalho, juntando pessoas com diversas competências e habilidades, pois em nossa comunidade, em Paderne, Albufeira, temos muitas pessoas qualificadas e desempregadas.

Pretendemos trabalhar com móveis e objetos decorativos em mau estado ou que tenham virado sucata, renovando-os ou reciclando-os. Deste modo, estes materiais ganham uma nova vida e utilidade.

Temos ainda o desejo de montar oficinas para trabalharmos com jovens e crianças, utilizando a arte, de maneira lúdica e criativa, para criarmos brinquedos e instrumentos. Além disso, estas actividades permitirão despertar-lhes a consciência ambiental e a questão da sustentabilidade do planeta.

O nosso trabalho é prático e visual de como podemos colaborar com o nosso meio ambiente e com os problemas sociais da comunidade da qual vivemos.

Pretendemos produzir uma extensa linha de produtos com materiais que já não teriam utilidade. Pretendemos estimular a logística reversa, (reaproveitamento de materiais recicláveis).

Nós já temos bastante matéria-prima e temos o espaço, nos falta um capitalzinho para iniciarmos, é que precisamos de cola, tintas, lixas, tesouras, máquinas, tecidos e algumas ferramentas.

O projeto é muito simples, e vai benefeciar, inicialmente, pelo menos 6 pessoas da comunidade que estão desempregadas, vai educar umas 20 crianças e jovens, além de contribuir com o meio ambiente.

Pode ver o vídeo completo no YouTube.

Siga-nos no TwitterPágina do Facebook, Blog.

Contacte-nos - fcecoarte@gmail.com

Sobre o promotor

Carla Marina Monteiro Martins: 38 anos. Formada em Práticas Administrativas.

O que me motivou foi o facto de estar desempregada e a necessidade de fazer alguma coisa útil para a comunidade em que vivo. Tenho também muita preocupação com o meio ambiente, daí a vontade de trabalhar com sucata, ou seja, “lixo” Há vários anos que eu renovo meus móveis, restauro e reciclo. Todos os familiares e amigos elogiam muito os meus trabalhos. Pinto, bordo, costuro, estofo, e sempre gostei muto de decoração. Sou muito criativa.

Fernanda de Almeida da Cunha Marinho: 47 anos. Professora Primária e Licenciada em História Clássica.

A minha motivação para o projeto, além do facto de estar desempregada e o país estar passando por uma crise na qual temos que encontrar alternativas, é a minha enorme vontade de trabalhar com as crianças e jovens de modo a que aprendam a exercer sua cidadania e aprendam a cuidar melhor do planeta em que vivemos. 

Orçamento e Calendarização

.

Qua, 11/12/2024 - 22:43

24/04/2012

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Sex, 27/01/2012 - 20:09

Olha os elogios lindos que recebemos!

Ler mais

Lançamento da campanha

26/01/2012

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Fernanda de Almeida da Cunha Marinho

    Olha os elogios lindos que recebemos!

    Rana Paz

    Parabéns Fernanda e Carla, o projeto Mulheres Carpinteiras é muito rico e os trabalhos de muito bom gosto e dedicação. Gostaria aqui de deixar uma contribuição, pois estou tão longe que não vejo outra maneira de dar apoio a vocês e ao projeto. Mulheres Carpinteiras é muito rico e diverso, pois possui muitas frentes importantes de solidariedade, arte, educação, trabalho, emancipação e cidadania. O ofício na recuperação dos móveis não produz apenas móveis, mas ideias, ações, conhecimentos, auto-estima e otimismo diante da vida e suas dificuldades. É um projeto de mulheres que refletem sobre o mundo e buscam soluções para uma crise que não é só financeira, mas também política, ética, ambiental, global. Com carinho, Rana Paz.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

8 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 1
    novo apoiante

  • 7
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade