Por detrás do sucesso: Uma empreendedora social de Vila Real
Quando o empreendedorismo e a vertente social se juntam, o resultado tende a ser magnífico. Foi o que aconteceu com o Smile-Access, um software que melhora o acesso ao computador para as pessoas sem mobilidade.
Criado por uma jovem estudante de Vila-Real com apenas 25 anos, esta campanha ultrapassou largamente os objectivos a que se propôr atingir.: 1 900€ angariados através de 56 apoiantes, representaram um financiamento em 119% do projecto.
De modo a desmontar os segredos por detrás destes excelentes resultados, fomos falar um pouco com a Andreia, promotora da campanha, e ficámos a saber que o crowdfunding permitiu-a fazer muitos contactos profissionais de futuros interessados no software ou que foi um tremendo desafio tirar o projecto da estagnação em que ele se encontrava depois de ter angariado metade do valor necessário.
"A maior surpresa para mim foi a quantidade de contactos que obtive com esta campanha, principalmente de pessoas que querem adquirir o software"
Promoção da campanha
A promotora explicou-nos que a divulgação constante da sua campanha se fez em duas fases: primeiramente apenas pelo Facebook, que trouxe resultados fabulosos, em seguida, quando atingiu cerca de metade do valor, houve uma estagnação e foi necessário a Andreia usar a sua vertente criativa para arranjar uma solução. Contactar maciçamente os media, como blogs e rádios, foi a estratégia utilizada e, desta forma, a jovem conseguiu reactivar os donativos constantes.
Familiares e amigos foram o motor dos apoios, mas a promotora foi mais além e aproveitou vários estabelecimentos comercais da sua região para colocar latas alusivas à campanha. Uma forma diferente de complementar o orçamento estabelecido.
Como consequência de toda esta exposição mediática, a empreendedora conseguiu obter vários contactos profissionais, demonstrando que uma campanha de crowdfunding tem muitas mais potencialidades do que o simples financiamento da mesma.
Vídeo vs Recompensa
Andreia, explicou-nos a importância do vídeo desta forma: "O vídeo é importante porque em pouco mais de um minuto consegue-se resumir o produto apresentado e as pessoas ficam logo a perceber sem terem que ler o perfil todo da campanha."
Quanto às recompensas, quase todas relacionadas com descontos ou obtenção do software, a promotora identificou que no seu caso não foram muito importantes, uma vez que o público-alvo de um produto tão específico é reduzido. A mobilização popular fez-se essencialmente pela genuina vontade de ajudar - uma das maravilhas do crowdfunding.~
" Todos os dias tinha de partilhar a campanha, com diferentes palavras e em diferentes sítios."
Dia-a-dia e desafios da campanha
Como é comum nos projectos financiados na nossa plataforma, a jovem explicou-nos que a campanha exigiu uma dedicação diária da sua parte, pois foi necessário fomentar a exposição mediática e na comunidade online da campanha todos os dias, só assim é que foi possível levar uma mensagem constante e coerente a todos os potenciais apoiantes..
Para além desta exigência diária, a empreendedora teve de ultrapassar o desafio de estar contantemente a pedir às mesma pessoas para partilharem o projecto e deparou-se com um desconhecimento generalizado sobre o que é o e como funciona o crowdfunding.
O maior conselho para futuros promotores é: "Iniciem a vossa campanha apenas quando tiverem o projecto praticamente pronto, para que os apoiantes não tenham de esperar muito tempo pelas recompensas."
Agora é continuar a trabalhar para alcançar o sucesso e temos toda a confiança que mais tarde ou mais cedo veremos esta jovem a exportar o seu software e dar a conhecê-lo ao mundo inteiro.
Obrigado Andreia por mais um caso de sucesso estrondoso na PPL!