Projecto Bosques - Um novo horizonte para a Serra do Feital, Vilares e Broca
PPL Causas

Projecto Bosques - Um novo horizonte para a Serra do Feital, Vilares e Broca

Ajude a Plantar 10 000 árvores! Plantar é não ficar à espera que as árvores apareçam. Em 2019 damos o primeiro passo para o nascimento de uma Floresta que cobrirá a Serra do ...

Ajude a Plantar 10 000 árvores! Plantar é não ficar à espera que as árvores apareçam. Em 2019 damos o primeiro passo para o nascimento de uma Floresta que cobrirá a Serra do Feital, Vilares e Broca daqui a 20 anos.

Ajude a Plantar 10 000 árvores de 20 espécies diferentes.

Plantar é não ter de ficar à espera que as árvores apareçam.

O Projecto Bosques pretende iniciar a criação de um espaço florestal para a promoção de aspectos relacionados com a conservação do solo e da água, a melhoria do microclima, o sequestro e armazenamento do carbono, a promoção da biodiversidade, a melhoria da paisagem, e a obtenção de diversos bens por parte do ecossistema.

A Desertificação está a tornar-se evidente e muito dificilmente será revertida e na realidade o que poderá mudar esta tendência é o atrevimento de pensarmos o impossível!

O silêncio das pedras é o nosso silêncio. Necessitamos de silêncio para ver, reflectir e criar, para pensar no que fazemos e no que damos a cada um de nós e ao mundo que nos envolve. Há mais de duzentos anos que o silêncio das paisagens repletas de pedras de granito do interior do país tem sido interrompido pelo ruído ensurdecedor, não do vento, mas da acção humana.

Não muito longe do Jardim das Pedras ainda existem Bosques onde as Pedras e as Árvores são cúmplices!

Não muito longe do Jardim das Pedras ainda existem Bosques onde as Pedras e as Árvores são cúmplices!

Hoje as giestas representam as espécies que sobreviveram ao que outrora terá sido um extenso bosque. Mas em certas zonas já nem há terra suficiente para as giestas. A pedra predomina num cenário com muito pouco solo restante.

É o que acontece em zonas como a do Jardim das Pedras.

Daqui a poucos anos não haverá terra nestes sítios, só um deserto de pedra.

QUEREMOS QUE O JARDIM DAS PEDRAS PERMANEÇA UM JARDIM, VERDE E FÉRTIL.

QUEREMOS PLANTAR UM BOSQUE HOJE!

A parte mais difícil é a de imaginar como é que de um lugar de Pedras se pode criar e fazer crescer um bosque inteiro? 

Imaginar o impossível é a única forma de começar.

A Escola ajuda-nos!

A Escola ajuda-nos!

Neste ano de 2019 damos o primeiro passo para o nascimento de uma floresta que começará a cobrir grande parte da Serra do Feital, Vilares e Broca daqui a 20 anos.

Sobre o promotor

O Projecto Bosques é um projecto da Associação Luzlinar com a União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, a União de Freguesias de Vilares e Carnicães e a Associação de Desenvolvimento do Feital,  em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes.

Contamos ainda com o apoio imprescindível do Agrupamento de Escolas de Trancoso, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, da Associação de Produtores Florestais do Alto da Broca e da população local.

O Jardim das Pedras é um lugar no topo da Serra da Aldeia Artística do Feital onde há mais de 20 anos, artistas têm vindo de todo o mundo para trabalhar, aprender e estar com as pedras.

A Associação Luzlinar tem promovido a investigação sobre a multiplicidade das relações entre as práticas artísticas e os espaços naturais onde intervêm através da sua observação e compreensão. Ajudar a erguer um bosque é também uma forma de modelar a paisagem, torná-la uma obra de arte!

Estamos a preparar um Filme Documentário sobre todo este movimento e o teu nome constará nos seus créditos como um dos Apoiantes da NOSSA FLORESTA! 

http://www.projectobosques.luzlinar.org/

http://www.luzlinar.org/

Metemos mãos à obra!

Metemos mãos à obra!

Orçamento e Calendarização

Neste ano em que nasce uma floresta contamos já com o apoio da programa Floresta Comum que em 2018 nos atribuiu cerca de 10 000 árvores para iniciar as plantações numa área inicial de intervenção 30 ha. 

As Uniões de Freguesia, a Associação Luzlinar e a Associação de Desenvolvimento do Feital contribuem também com parte do apoio em géneros e logístico para todas as actividades. 

Os Fundos angariados terão destinos bastante diversos mas com o intuito geral de assegurar financeiramente as despesas base que prevemos para este primeiro ano de plantação, num total de 10 200 euros. 

 

1. APOIO À PLANTAÇÃO

Até Janeiro de 2020 (fim da próxima época de plantação)

- Finalização da Construção do Viveiro público (infra-estrutura de rega, portão, estrutura de ensombramento, mobiliário, estacas e sinalética)

550 euros

- Aquisição de materiais diversos de apoio às plantações (equipamento, ferramentas e substratos)

3 500 euros

 

2. MANUTENÇÃO E PROTECÇÃO

Outubro a Dezembro de 2019

- Corte de Giestas e outras espécies invasivas para abrir espaço a novas plantações

- Acções de formação para a recuperação de muros antigos em pedra, úteis à retenção de terras e ao impedimento da propagação de fogos

1250 euros

 

3. ACOMPANHAMENTO

Maio a Julho de 2019

- Preparação de um Filme-Documentário que acompanha os dois primeiros anos da evolução do projecto (trabalhos de preparação, aluguer de material audiovisual, transportes).

- Criação de formas que ajudem a divulgar informação sobre o estado do projecto em tempo real em plataformas e aplicações digitais. 

950 euros

 

4. MOBILIZAÇÃO 

Abril e Maio de 2019

- 2 acções sazonais públicas que darão o início a uma intervenção em manchas florestais existentes em torno do Jardim das Pedras, cerca de 10 ha de pinhal e carvalhal, incentivando e mobilizando proprietários e população local para a sua preservação, valorização e rentabilização.

350 euros

 

OUTRAS DESPESAS:

- Custos inerentes à atribuição das recompensas

2430 euros

 

- Serviço da Plataforma

940 euros

Facebook

Sáb, 23/02/2019 - 20:12

Qua, 30/01/2019 - 09:52

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

25/01/2019

22 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 15
    novos apoiantes

  • 7
    apoiantes recorrentes

  • 5
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade