Frequento o 2 ano de Doutoramento Agronegócios e Sustentabilidade o objetivo da campanha é fazer frente às propinas devidas as dos anos 2021/2022 e do ano 2022/23, senão quitar serei proibido de estudar,
Meu nome é Manuel António Henriques dos Reis Lopes, tenho 70 anos , aluno do 2 ano de doutoramento Agronegócios e Sustentabilidade, Universidade Évora/Utad , aufiro só o Complemento Solidário de idoso de 436,00 euros, mal dá para subsistir, pleiteei bolsa no FCT, injustamente foi negado por essa entidade. A avaliadora do FCT avaliou o meu mérito académico com nota ZERO com a alegação que a minha licenciatura (bacharel) Engenheiro de Ciencias Agrárias (Bolonha) credenciado IPC/DGES e mestrado de gestão de empresas agrícolas versou sobre o ciclo de vida agronomica e pegada do carbono da Cultura do dendê , com 16 valor - ESAC/IPC, afirmou que Instituto politécnico de Coimbra, não era Portugal e sim estrangeiro?? o mérito é zero. o meu mérito profissional de 46 anos de profissão na Amazónia só valeu cerca de 2 pontos , e outras aberrações.
O meu estudo de tese “Avaliação do Ciclo de Vida e Pegada de Carbono do Dendê (o Óleo de Palma) “Elaies Guiniensis” - Análise da Sustentabilidade em Áreas Degradadas na Amazónia Brasileira”. (o meu projeto de tese já elaborado e aceite) Solicitei ajuda ` às Universidade inclusive ao 1 primeiro ministro, ao exercito (só antigo combatente Em Angola) mas negaram qualquer apoio, inclusive o apoio necessário aos congressos que deveria participar, com isso os meus estudo foram prejudicados, não foram creditados notas, se não participar até julho/Agosto vou ter que repetir o ano. Não recebi quaisquer apoio, seja alimentação, alojamento e material estudo, internet etc.

PRIMEIRO DIA DO MESTRADO
Sobre o promotor
Manuel António Henriques dos Reis Lopes Engenheiro de Ciências Agrárias há mais de 40 anos na profissão, estudante 2º ano doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade na Universidade de Évora, mestre (2023) em Gestão de Empresas Agrícolas na Escola Superior Agrária Coimbra/Portugal, MBA (2021) Agronegócios pela Escola Superior Agricultura ESALQ/USP, com vasta experiência na Amazónia, tendo desenvolvido experiências significativas e transformadoras na área de agricultura (Agronegócios e Sustentabilidade).com ênfase, melhorar a eficiência na utilização dos recursos e a competitividade da agricultura; melhorar a sustentabilidade do sistema agroalimentar; assegurar a conservação da biodiversidade e a multifuncionalidade da paisagem. O desenvolvimento da tese decorrerá 2 anos (2021/2022- 2022/2023) em Portugal e 2 anos (2023/2024 - 2024/2025) no Brasil na Amazónia (Belém/Pa)
O MBA, a tese de mestrado e o projeto de tese de doutoramento, dissertam sobre o pilar da sustentabilidade (económico ; ambiental e social) tendo como palavra chave : Plano de Planeamento; Análise Técnica, Económica e Financeira, assim como, todos os seus aspetos conceituais e práticos; Avaliação do ciclo de vida (ACV), Avaliação da pegada de carbono (GEE), Dendê “Elaies guineensis”, Óleo de Palma, Biodiversidade, Sustentabilidade, Biocombustíveis; Balanço de Energia; politicas de governança transnacional
A escolha da linha de estudo deve-se ao facto de a Amazónia ser sensível ao mundo na sua preservação e equilíbrio, fazendo o óleo de palma parte da cadeia alimentar e usado diariamente nos setores de biocombustíveis, agroalimentar, sendo o seu habitat natural as zonas tropicais como a Amazónia. A importância da preservação da amazónia e do setor agroalimentar é fundamental ao mundo e, em particular, ao brasil, seja na recuperação das sociedades amazmonidas , seja na melhoria económica local e , global. adicionalmente a preservação da floresta contribui para a minimização das alterações climáticas ao nível mundial a vulnerabilidade destes setores esta associada a um largo espetro de riscos: a supressão da biodiversidade da amazónia, fundamental ao ciclo do carbono; a alteração dos sistemas hidrológicos hemisféricos, essenciais ao clima e às chuvas.
Experiencia marcante na Amazónia Equador
Os SHUAR, embora houvesse autorização governamental para adentrar nos seus territórios para proceder aos estudos necessários achei por bem solicitar ao líder permissão para percorrer as suas terras,. A atitude por mim tomada foi muito bem recebida, tanto que fui convidado a sentar-me numa roda com as figuras mais representativas da tribo e brindar com uma bebida, Chicha (bebida fermentada produzida pelos povos indígenas da Cordilheira dos Andes desde o Império Inca), só oferecida a quem lhe despertasse respeito.

SALA DE ESTUDO
Orçamento e Calendarização
Propinas
2021/2022 - 2022/2023,= 3.000,00 Euros juros/impostos 400,00 totoal 3.400,00 Euros
60 dias de campanha