Artes e Ofícios”, foi criado de forma a sensibilizar as crianças e jovens das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, dando-lhes mais conhecimento sobre nutrição e higiene saudável.
Pretende-se por meio deste projecto “Artes e Ofícios”, sensibilizar as crianças e jovens das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, dando-lhes mais conhecimento sobre nutrição e higiene saudável, criando condições para que trabalhem a sua coordenação motora de forma contínua e progressiva através de actividades artísticas, desenvolvendo a criatividade, sensibilidade, autoconfiança e partilha em comunidade. Em simultâneo, adquirem competências e aprendizagem sobre saúde primária e essencial para a vida, e que possam passar este conhecimento a outros.
Foi detetada a necessidade de realização deste projeto junto das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, tendo sindo feito um apelo à Associação Horizontes para a abordagem desta temática. É do entendimento da Associação Horizontes que no desenvolvimento de artes e ofícios consiste uma excelente oportunidade de aprendizagem, sendo as áreas artísticas são uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, justifica a sua presença no contexto da educação infantil. Partindo deste princípio pretendemos, criar um ambiente que permita às crianças e aos jovens viajarem através da imaginação, proporcionando uma aprendizagem com prazer, animação e partilha de conhecimento, pelos artistas convidados a realizar estas formações.
A apropriação de competências será feita a vários níveis, visando capacitar as crianças/ jovens para um desempenho de excelência, com percursos de aprendizagem adaptados à faixa etária e condições sociais dos participantes, promovendo o desenvolvimento e captação de conhecimentos e competências de cariz artístico, comportamental e social, expressando livremente, desenvolvendo a sua capacidade criativa, aumentando a sensibilidade de forma lúdica, respeitando e valorizando o seu próprio trabalho, e dos colegas, criando oportunidade de uma interação pessoal e comunitária com os demais participantes.
Realizamos este projeto com o objetivo de consciencializar o público-alvo para a importância de uma alimentação e nutrição adequada e equilibrada, bom como, higiene saudável, com conhecimento especializado e direcionado a estas duas vertentes do que é a saúde como um todo e como valor importante e principal para uma boa qualidade de vida através da interaçãocom artistas e artesões, cobrindo os seguintes objetivos específicos:
✓ Desenvolver a capacidade de pesquisa;
✓ Adquirir e alargar conhecimento sobre Cabo Verde e outros países através do trabalho com
os vários artistas;
✓ Conscientizar o público-alvo sobre a importância de uma alimentação saudável e da higiene
através dos trabalhos artísticos;
✓ Propor trabalhos artísticos para que as crianças adquiram habilidades e soluções próprias
através de:
- Pintura e desenho;
- Escultura, modelação e construção;
- Teatro, representação e escrita;
- Costura de material que podem usar ou vender;
- Cosmética natural e itens de higiene essencial;
- Construção de brinquedos;
- Permacultura.
Conclusão do projeto no local
Como conclusão do projeto proposto, os formadores irão realizar em conjunto com os formandos uma obra artística / apresentação à comunidade, que, no caso de áreas como as artes plásticas, o trabalho final ficará na respetiva aldeia ou vila em que a direção da iniciativa achar mais pertinente, como um marco e memorial da ação feita, fazendo com que os formandos possam assim realizar uma obra de conclusão do projeto em conjunto com a comunidade.
No caso de áreas de artes performativas, será realizado um evento de apresentação e conclusão do projeto junto da comunidade.
Equipa
Propomos uma Equipa experiente em iniciativas desta natureza e conhecedora da realidade
Cabo-Verdiana, composta por elementos com conhecimento multidisciplinares.