O nosso objectivo é adquirir um tractor e suas alfaias de forma a tornar o processo de cultivo e todo o restante trabalho na nossa quinta menos pesado mais eficiente e por inerência mais produtivo.
PT - Neste momento todo o processo de cultivo ainda é muito manual embora tenhamos uma pequena moto-enxada que nos ajuda e minimiza algum do esforço. Temos pouco mais de 2 hectares e sempre que queremos movimentar o solo temos de recorrer ao aluguer de maquinas a terceiros. Um custo que se reflete bastante no orçamento anual.
Por isso o nosso objetivo com esta campanha é adquirir um trator e suas alfaias de forma a tornar o processo de cultivo e todo o restante trabalho na nossa quinta menos pesado mais eficiente e por inerência mais produtivo.
Temos ainda cerca de 8000m que necessitamos de rentabilizar melhor e só com o recurso a alguns equipamentos e alfaias isso vai ser possível. Com a aquisição do trator vamos poder ter mais variedades de legumes e hortícolas disponíveis ao consumidor. Vamos poder ter mais quantidade e ao mesmo tempo ter preços mais acessíveis o que vai fazer com que consigamos chegar ainda a mais consumidores.
Cabaz
Sobre o promotor
PT - A Bio Habitus nasceu há pouco mais de 5 anos pela mão do Francisco quando este percebeu que era necessário trazer para a cidade produtos de qualidade devidamente certificados e sem intermediários.
Aquilo que no início era um hobby depressa se transformou num projeto a tempo inteiro, direcionado para a produção e comercialização de legumes, hortícolas e aromáticas produzidos em modo biológico certificado.
Em 2013 e já depois de haver terrenos certificados, procura-se um nome que fosse ao encontro dos objetivos do projeto, um nome apelativo, intuitivo, abrangente e que nos remete para um estilo de vida com determinadas preocupações: Assim nasceu a Bio Habitus.
Os objetivos estão vincados, é necessário promover junto da população o consumo de produtos biológicos, isentos de químicos (de síntese) e acima de tudo nacionais. É preciso apostar no consumo de produtos frescos, numa relação de proximidade e confiança entre quem os produz e quem consome, quebrando algumas cadeias de distribuição, contrariando os monopólios instalados e ao mesmo tempo garantir um equilíbrio na sustentabilidade ambiental.
Mas também é necessário que a promoção a este consumo incuta responsabilidade no consumidor. Que estes exijam mais qualidade nos produtos em benefício da sua saúde e da das duas famílias, que se preocupem com o impacto social ambiental dos seus hábitos de consumo, que prefiram comprar local e a uma participação numa sociedade mais justa na qual se distribuem os lucros e se preferem relações solidárias.
Francisco o mentor da Bio Habitus e promotor do projecto
Orçamento e Calendarização
PT - O dinheiro tem como objetivo adquirir o trator com as seguintes alfaias, abre regos, fresa, charrua e porta cargas. O seu valor total ronda os 5000€, mas optamos por um valor mais consciente e seguro neste campanha. Os equipamentos que pretendemos adquirir tem de ser pequenos para nos podermos movimentar dentro das estufas e no meio do pomar. Neste valor que pedimos já estão incluídas todas as despesas com as comissões do crowdfunding.